Notícias

Cuide da sua audição: Passe essa ideia adiante

Analista de Saúde do Sistema FIEMG realiza trabalho de audiologia com alunos do SESI e do SENAI

A perda da audição é irreversível e, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, os aparelhos
auditivos não conseguem recuperá-la como era antes

Carla Souto Bahillo Neves - Analista de Saúde do Sistema FIEMG

Formada em fonoaudiologia, Carla Souto Bahillo Neves, analista de Saúde no Sistema FIEMGlecionou nessa área por 9 anos. Especialista em audiologia, ela decidiu somar seu conhecimento com a experiência em sala de aula e elaborar a sua tese de doutorado sobre “Educação e Saúde Auditiva”.

Durante um período como pesquisadora convidada pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, Carla conheceu o Dangerous Decibels, um programa que usa estratégias educativas divertidas para informar crianças sobre os efeitos dos sons intensos na audição. A fonoaudióloga completou a capacitação oferecida para se tornar uma das facilitadoras e, atualmente, é tutora do programa. 

Nomeado como “Cuide da sua audição: Passe essa ideia adiante!”, em 2017, o projeto atendeu cinco escolas SESI/SENAI, na RMBH, totalizando 922 alunos envolvidos. "No início, foi um choque para os alunos, principalmente em relação ao compartilhamento de fones. Antes eu via vários deles ouvindo música em duplas e agora não vejo mais. Os professores relatam que a concentração nas aulas melhorou bastante e eles já não precisam falar tão alto para serem ouvidos", relata Shirley Lucia Ribeiro da Silva, pedagoga da Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira.

A importância dessa iniciativa já foi reconhecida, inclusive, pelas escolas SESI do Paraná e do Rio Grande do Sul, que já demonstraram interesse em conhecer melhor o programa e colocá-lo em prática em suas unidades.

Mais do que um fator considerado pelo mercado de trabalho, a boa audição é importante para a qualidade de vida das pessoas, pois fornece uma enorme fonte de informações, algumas delas óbvias e outras quase imperceptíveis, que podem proporcionar ou modificar emoções. 

Por isso, Carla alerta para a importância dos cuidados com esse sentido, que está entre os cinco principais do ser humano: “A perda da audição é irreversível e, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, os aparelhos auditivos não conseguem recuperá-la como era antes”, diz.

Trabalho reconhecido
O trabalho realizado por Carla Souto Bahillo Neves foi reconhecido e ela irá participar, em fevereiro de 2018, da Conferência Anual de Conservação da Audiência Nacional de 2018 - "Orelhas felizes por muitos anos", em Orlando Florida, Estados Unidos. A fonodióloga irá apresentar o trabalho Saúde Auditiva na Escola. “O trabalho realizado nas Escolas SESI é referência, por ser mais extenso e com adolescentes e jovens”, conta a fonaudióloga, que é tutora da Dangerous Decibel Brasil.

Últimas notícias

  1. Jantar do Clube do Galo Mineiro vai reunir setores de frango e ovos

    Leia

  2. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia

  3. Empresa chinesa conhece potenciais de Uberaba e reúne empresários locais

    Leia

  4. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  5. Noite de consagração no MegaCana Tech Show

    Leia

  6. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  7. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  8. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia