Notícias

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Pessoas seguras e saudáveis no trabalho e com mais qualidade de vida. SST é uma das mais importantes razões do SESI

As práticas de Segurança e Saúde no Trabalho são compromissos diários exigidos pela legislação brasileira e ainda contribuem significativamente para o aumento do faturamento das empresas. Trabalhadores conscientes e resguardados por meio de equipamentos de proteção individual (EPI), conhecimentos operacionais, procedimentos de segurança e hábitos saudáveis são imprescindíveis para o bom funcionamento da indústria e o nível de excelência pretendido.

Dia 27/07 é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a fim de propagar a relevância da precaução para a indústria e todos nós. A observância dessas diretrizes traz múltiplas vantagens. Além de manter-se no limiar da legalidade e auferir resultados positivos na produção, cada vez que a indústria amplia sua atuação da saúde ocupacional para as práticas saudáveis, como esportes, boa alimentação e atividades de lazer, que nutrem também a saúde mental, reforça os dois primeiros ganhos e ainda alcança os conceitos mais contemporâneos da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que prevê benefícios às pessoas e às comunidades.

A atuação do SESI junto à indústria mineira, a princípio, tem o objetivo de ajudá-la a cumprir as Normas Regulamentadoras (NR), que são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao mesmo tempo, o SESI está investindo, ao lado da indústria, no compromisso de zelar pelas pessoas, no ambiente de trabalho e além dele.

Para atender a esses objetivos, o SESI oferece uma estrutura completa de soluções integradas para a construção de um ambiente corporativo sadio e com riscos controlados, em 13 unidades distribuídas por Minas Gerais e outras mais em estudo. São mais de 15 programas de SST oferecidos, entre fixos e customizáveis, assessorias e consultorias. Além das demais macroáreas de atuação, como a de Esportes e Atividades Físicas e a de Cultura, com as quais a área de SST interage para oferecer soluções como nas apresentações do Circo SESI, que se utiliza da linguagem circense e teatral na transmissão de mensagens sobre Segurança e Saúde no Trabalho, e o recém-inaugurado Circuito SESI de Corrida de Rua, com uma categoria especial para os trabalhadores da indústria.

Em 2016, o SESI atendeu três mil empresas e cerca de 280 mil trabalhadores.

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG recebe alunos SESI

    Leia

  2. Índice de confiança da economia caiu com greve dos caminhoneiros

    Leia

  3. FIEMG alerta para distorção na concessão ferroviária no Brasil

    Leia

  4. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  5. FIEMG Regional Rio Doce realiza reuniões com sindicatos

    Leia

  6. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  7. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  8. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia