Notícias

Estão abertas as indicações para a categoria Cidadania

Participe da premiação, iniciativa FIEMG, Fundação Dom Cabral, Jornal O Tempo e TV Globo Minas

A nona edição do Prêmio Bom Exemplo, iniciativa da Globo Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fundação Dom Cabral e Jornal O Tempo foi lançada no dia 1º/02, na sede da FIEMG. O prêmio é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã.

Os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, ex-alunos do SENAI, de 18 anos, vencedores da última edição prestigiaram o evento. Eles desenvolveram um aplicativo para celular – o Sustentabilizando – que tem ajudado milhares de pessoas a economizar os gastos com água e energia elétrica. Ao tomar um banho, o aplicativo calcula os gastos de acordo com os valores cobrados pelas companhias fornecedoras que o usuário definir. Assim, ele consegue saber quanto virá na conta mensal e o quanto pode economizar. “O aplicativo e o prêmio Bom exemplo foram divisores de águas pra gente trazendo novas oportunidades profissionais. Começou como um projeto escolar sem grandes pretensões e hoje tem mais de 42 mil downloads”, diz Jeiel. 

Para o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, é grande a expectativa para essa edição. “Aqui na FIEMG, começamos o ano perguntando quanto será o prêmio, que é esperado e consolidado. A participação popular é muito importante e a busca de exemplos na sociedade. Precisamos mostrá-los principalmente para nossas crianças e jovens, que para nossa alegria, muitas vezes também estão concorrendo”, ressalta. 

O prêmio tem despertado na população a percepção do valor dessas atitudes para uma convivência mais respeitosa entre todos. “As ações grandiosas são importantes, mas o que muda a sociedade são pequenas ações nas comunidades.  E quando jogamos luz em pessoas comuns, fazendo o bem comum , a gente percebe como há gente boa. Tem muita coisa boa acontecendo gerando uma onda de melhora”, diz o diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere. 

A categoria Cidadania destaca cidadãos que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo contempla também pessoas ou instituições que se destacaram nas áreas de Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente. Um prêmio especial é concedido à Personalidade do Ano. “A FDC acredita em um mundo eficiente, no conhecimento e na tecnologia como indutores de desenvolvimento. Um mundo eficiente não tolera a desigualdade social. Um mundo não pode funcionar sem o outro”, destacou o presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista.  

A diretora do jornal O Tempo, Marina Medioli, ressaltou a importância da parceria para o prêmio acontecer. “Para o jornal é uma alegria fazer parte e conhecer pessoas protagonistas das suas vidas e na comunidade. São exemplos que precisam ser divulgados”, diz. 

De 1º a 28/02, o público poderá fazer indicações pelo site globominas.com/premiobomexemplo para a categoria Cidadania. Os parceiros de indicação do Prêmio Bom Exemplo: editorias de esporte do jornal O Tempo e do programa Globo Esporte, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais; Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Fundação Nacional de Arte; PUC Minas; Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Esportes; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Superintendência do Ibama-MG e Universidade Federal de Minas Gerais, fazem as indicações para as demais categorias.

O corpo de jurados do prêmio, formado por personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e instituições representativas da sociedade escolhem no dia 5/03 os premiados. Os cinco finalistas da categoria Cidadania vão à votação popular pelo site http://redeglobo.globo.com/globominas/premio-bom-exemplo/.  O prazo de votação para escolha do vencedor vai de 6/04 a 4/05. 

A revelação do vencedor da categoria Cidadania e a premiação para todas as demais categorias do Prêmio Bom Exemplo 2018 será no dia 8/05.

 

Galeria

Últimas notícias

  1. Boníssima Run vai movimentar o Belvedere neste domingo (19)

    Leia

  2. Novidades na 23ª Edição do Minas Trend

    Leia

  3. MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior

    Leia

  4. Coordenadores sindicais se reúnem na FIEMG

    Leia

  5. Entidades da construção civil realizam dia de saúde, lazer e cultura para trabalhadores do setor

    Leia

  6. Centro Cultural promove projeto "Encontros Musicais"

    Leia

  7. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  8. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia