Notícias

Empresários comemoram resultados da Mostra Moda Minas Gerais Uruguai

Evento realizado pela FIEMG em Montevidéu teve saldo de 217 encontros e vários negócios concretizados

A Primeira Mostra Moda Minas Gerais Uruguai terminou com um saldo de 217 reuniões e vários negócios fechados. Realizada pela FIEMG, com o apoio da CODEMIG e da Embaixada do Brasil no Uruguai, o showroom reuniu, no Hotel Dazzler, em Montevidéu, nos dias 20 e 21/3, 25 empresas mineiras dos setores de vestuário, calçados, joias, bijuterias e acessórios. O vice-presidente da FIEMG e presidente do Sindimalhas, Flávio Roscoe, que liderou a delegação, avaliou como positivos os resultados do evento. “A maioria das empresas que participaram estavam acessando pela primeira vez o mercado do Uruguai. A mostra foi pensada para ser o início de oportunidades e de parcerias para essas indústrias. Esperamos que o evento tenha sido um incentivo para que outras empresas também busquem o mercado uruguaio, que é um parceiro preferencial do Brasil”, salientou.

De acordo com Roscoe, a grande integração existente entre as economias do Brasil e do Uruguai incentiva a exportação de produtos mineiros para o país vizinho. “O fato de ser sócio do Mercosul e parceiro comercial do Brasil facilita muito os trâmites burocráticos e reduz a carga tributária dos produtos brasileiros vendidos para o Uruguai”, reforçou o empresário.

A presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Uberaba (SINDICAU), Elisa Gonçalves de Araújo, compartilha a opinião. “Para os uruguaios, é mais interessante importar do Brasil do que da China, por exemplo, pela logística, pela possibilidade de adquirir menores quantidades e também pelo pós-venda”, afirmou. Junto com a FIEMG, a dirigente foi uma das mentoras da missão, que contou com o apoio da Codemig e da Embaixada do Brasil no Uruguai.

Segundo ela, os empresários retornam do país com uma impressão bastante positiva do mercado em geral. “O Uruguai possui uma zona franca privada muito bem estruturada, com empresas de muito peso e um comércio bastante movimentado. Depois dessa missão, os empresários entenderam bem como funciona a economia do país e estão retornando ao Brasil com muitos contatos estabelecidos e já com alguns pedidos”, comentou.

Para industriais que expuseram seus produtos, como o presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro de Barros Pinto, a Mostra superou as expectativas. “Tivemos um evento muito bem organizado. Os empresários ficaram satisfeitos com o trânsito de pessoas, especialmente daquelas que tinham como foco fazer negócios”, elogiou.

Além do showroom, parte da programação da missão ao Uruguai contemplou visitas técnicas dos industriais mineiros a empresas e instituições do país, com foco na prospecção de parcerias. A iniciativa contou com a mobilização dos seguintes sindicatos do setor: SINDICAU (Uberaba); SINDINOVA (Nova Serrana); SINVESD; SINDMEIAS (Juiz de Fora); SINDVESTSUL ; SINDJOIAS. 

Veja também:

Showroom de moda no Uruguai agrada lojistas e supera expectativas de empresários mineiros

FIEMG inaugura Mostra de Moda no Uruguai

Empresários mineiros buscam ampliar participação no mercado da moda uruguaio

Galeria

Últimas notícias

  1. Aurélio Marangon Sobrinho é o novo presidente da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  2. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia

  3. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  4. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  5. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  6. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  7. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  8. ATA Carnet completa dois anos de operação no Brasil

    Leia