Notícia

Empresas mineiras participam de capacitação para aumentar exportações

Segundo especialista, entender os acordos bilaterais pode aumentar o acesso de produtos aos mercados externos

O Brasil é signatário de uma série de acordos comerciais, nos quais são concedidas preferências tarifárias, percentuais de redução sobre a alíquota do imposto de importação para as exportações ou importações brasileiras.

Para entender os termos e tirar melhor proveito desses acordos, cerca de 40 empresas mineiras participam de uma capacitação promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a FIEMG, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), nesta terça-feira (11/12), na sede da FIEMG.

O consultor de Comércio Exterior André Notini abordou a história dos acordos internacionais que o Brasil integra, a evolução até a Organização Mundial do Comércio (OMC), os tipos de tratados econômicos e como eles podem beneficiar os produtos brasileiros. “Os acordos são realizados para beneficiar os produtos dos países integrantes, para intensificar as relações comerciais com redução ou isenção tarifária”, diz.

Segundo o técnico, a expectativa no âmbito do Mercosul é de que o Brasil consiga aumentar o portfólio com os países da América Latina. “Hoje o Mercosul impede que o Brasil faça acordos bilaterais com países que o bloco não tem acordo. O cenário ainda é incerto porque não sabemos qual será o plano internacionalização do novo governo. Mas a expectativa é boa, de que o Brasil possa ampliar os acordos”, diz.

O curso também contemplou o Certificado de Origem, documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora, frente aos importadores e consumidores. Pode conceder reduções ou isenções tarifárias, além de garantir acesso preferencial ao mercado externo para determinados países. É emitido pelo exportador e também muito utilizado pelas empresas em negociações internacionais. A FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios  de Minas Gerais, está habilitada pela CNI a emitir Certificados de Origem em todo o território nacional.

Últimas notícias

  1. Projeto “Sindicato Sustentável” apresenta seus primeiros resultados

    Leia

  2. Energia mais barata e limpa é tema de evento na FIEMG

    Leia

  3. Secretário de Transportes e Obras Públicas e diretor do DEER-MG participam de reunião na FIEMG Regional ZM

    Leia

  4. Diálogo para o desenvolvimento com sociedade é prioridade da FIEMG

    Leia

  5. SIPROCIMG realiza Ciclo do Concreto

    Leia

  6. Empresas do setor de TI participam de workshop sobre “Marketing e Vendas”

    Leia

  7. Empresários da construção recebem treinamento sobre BIM

    Leia

  8. Curso de gestão de vendas é oferecido para associados do Sinduscon- TAP e Sindmetal através do Projeto FIEMG Competitiva

    Leia