Notícia

Empresas mineiras participam de capacitação para aumentar exportações

Segundo especialista, entender os acordos bilaterais pode aumentar o acesso de produtos aos mercados externos

O Brasil é signatário de uma série de acordos comerciais, nos quais são concedidas preferências tarifárias, percentuais de redução sobre a alíquota do imposto de importação para as exportações ou importações brasileiras.

Para entender os termos e tirar melhor proveito desses acordos, cerca de 40 empresas mineiras participam de uma capacitação promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a FIEMG, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), nesta terça-feira (11/12), na sede da FIEMG.

O consultor de Comércio Exterior André Notini abordou a história dos acordos internacionais que o Brasil integra, a evolução até a Organização Mundial do Comércio (OMC), os tipos de tratados econômicos e como eles podem beneficiar os produtos brasileiros. “Os acordos são realizados para beneficiar os produtos dos países integrantes, para intensificar as relações comerciais com redução ou isenção tarifária”, diz.

Segundo o técnico, a expectativa no âmbito do Mercosul é de que o Brasil consiga aumentar o portfólio com os países da América Latina. “Hoje o Mercosul impede que o Brasil faça acordos bilaterais com países que o bloco não tem acordo. O cenário ainda é incerto porque não sabemos qual será o plano internacionalização do novo governo. Mas a expectativa é boa, de que o Brasil possa ampliar os acordos”, diz.

O curso também contemplou o Certificado de Origem, documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora, frente aos importadores e consumidores. Pode conceder reduções ou isenções tarifárias, além de garantir acesso preferencial ao mercado externo para determinados países. É emitido pelo exportador e também muito utilizado pelas empresas em negociações internacionais. A FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios  de Minas Gerais, está habilitada pela CNI a emitir Certificados de Origem em todo o território nacional.

Últimas notícias

  1. SESI-MG se destaca no Festival SESI de Robótica 2019

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS presta tributo ao classicismo

    Leia

  3. Em Frente Minas

    Leia

  4. Uberaba terá aporte milionário de investimento industrial

    Leia

  5. Atuação do IEL é destaque no Conselho de Educação

    Leia

  6. FIEMG realiza missão para o principal evento internacional de tecnologia para a indústria

    Leia

  7. Empresas mineiras estarão mais preparadas para os encontros de negócios no Minas Trend

    Leia

  8. Presidentes de sindicatos empresariais se reúnem na FIEMG

    Leia