Notícia

Entrevista coletiva marca o lançamento oficial do Minascon 2018 em Juiz de Fora

Cidade será referência da Construção Civil e Pesada em Minas Gerais

A FIEMG, o Sebrae/MG e o SINDUSCON-JF promoveram em Juiz de Fora hoje, dia 29/8, um café da manhã voltado para os profissionais da imprensa para o lançamento oficial do projeto do Minascon 2018 – maior evento da cadeia produtiva da Construção de Minas Gerais, que será realizado pela primeira vez na cidade, de 25 a 27/9, no Trade Hotel.   

O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, contando com a presença do presidente da FIEMG Regional ZM e do SINDUSCON-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MG, Teodomiro Diniz Camargos;  e do diretor superintendente do Sebrae/MG, Afonso Maria Rocha, que fizeram uma apresentação sobre o evento e sua programação. Na oportunidade, foi divulgada também uma pesquisa sobre o panorama da construção na Zona da Mata. Em seguida, as lideranças ficaram à disposição dos profissionais da imprensa para entrevistas.

Segundo Aurélio Marangon, o objetivo do Minascon, que tem a perspectiva de receber cerca de 5 mil pessoas, é fomentar a cadeia produtiva do setor, envolvendo não só empresários (que virão em delegações de todo o estado por meio de missões que estão sendo organizadas pelo Sebrae-MG), mas também entidades e estudantes. Estes últimos inseridos no contexto através do Concurso “A Ponte”, realizado paralelamente ao evento. O concurso apresenta aos estudantes de Arquitetura e Engenharia o desafio de construir uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. A estrutura vencedora será a que resistir a maior carga, avaliando seu desempenho estrutural.

O Minascon, que terá como tema “Novas tecnologias e a reinvenção da indústria”, contará com uma Mostra de produtos e serviços, espaço montado para que as empresas e entidades de toda a cadeia produtiva da Construção possam apresentar e conhecer as novas fronteiras de tecnologias, materiais e soluções para o setor. Haverá também a Praça do Concreto, espaço para promover encontros e diálogos entre as empresas, possibilitando o fechamento de negócios e o debate de soluções em sistemas e produtos à base de cimento; e a Casa da Cerâmica, onde acontecerão palestras para divulgar os benefícios da construção com produtos cerâmicos.

Serão realizadas ainda palestras, painéis e debates, que acontecerão dentro do 17º Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção. Tradicional evento técnico da indústria da construção mineira, o Congresso debate assuntos de grande interesse das empresas do setor e da cadeia de fornecedores.

Para Teodomiro Diniz, o evento trará inovação e tecnologia, mostrando quais os caminhos frente às transformações que estão chegando para o setor da Construção com grande velocidade. Em uma das apresentações do evento, durante o Fórum Megatendências, a empresa holandesa MX3D irá mostrar o projeto de construção de uma ponte em aço por meio da tecnologia de impressão 3D. A obra está sendo realizada em Amsterdam desde março do ano passado e tem encerramento previsto para setembro deste ano.

Afonso Maria Rocha destacou que a programação do Minascon está voltada para a questão da tecnologia. “A agilidade nos processos produz economia nos materiais e eficiência da mão de obra. Estamos falando de uma cadeia altamente empregadora”, ressaltou.

A palestra de abertura do Minascon acontece no dia 25/9, às 19h. O tema discutido será “A indústria 4.0 e o futuro da construção”, apresentado pelo engenheiro Luiz Henrique Ceotto, coordenador do projeto EMBRAPII e professor da USP.

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia Renovável será tendência nos próximos anos

    Leia

  2. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  3. Associativismo é destaque no balanço da indústria da Zona da Mata

    Leia

  4. Conselho Tributário discute exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

    Leia

  5. FIEMG Regional Sul alerta sobre plano diretor de Varginha

    Leia

  6. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  7. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia

  8. Câmara de Gás Natural Veicular do SINDIREPA-MG é reativada

    Leia