Detalhe

Entrevista coletiva marca o lançamento oficial do Minascon 2018 em Juiz de Fora

Cidade será referência da Construção Civil e Pesada em Minas Gerais

A FIEMG, o Sebrae/MG e o SINDUSCON-JF promoveram em Juiz de Fora hoje, dia 29/8, um café da manhã voltado para os profissionais da imprensa para o lançamento oficial do projeto do Minascon 2018 – maior evento da cadeia produtiva da Construção de Minas Gerais, que será realizado pela primeira vez na cidade, de 25 a 27/9, no Trade Hotel.   

O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, contando com a presença do presidente da FIEMG Regional ZM e do SINDUSCON-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MG, Teodomiro Diniz Camargos;  e do diretor superintendente do Sebrae/MG, Afonso Maria Rocha, que fizeram uma apresentação sobre o evento e sua programação. Na oportunidade, foi divulgada também uma pesquisa sobre o panorama da construção na Zona da Mata. Em seguida, as lideranças ficaram à disposição dos profissionais da imprensa para entrevistas.

Segundo Aurélio Marangon, o objetivo do Minascon, que tem a perspectiva de receber cerca de 5 mil pessoas, é fomentar a cadeia produtiva do setor, envolvendo não só empresários (que virão em delegações de todo o estado por meio de missões que estão sendo organizadas pelo Sebrae-MG), mas também entidades e estudantes. Estes últimos inseridos no contexto através do Concurso “A Ponte”, realizado paralelamente ao evento. O concurso apresenta aos estudantes de Arquitetura e Engenharia o desafio de construir uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. A estrutura vencedora será a que resistir a maior carga, avaliando seu desempenho estrutural.

O Minascon, que terá como tema “Novas tecnologias e a reinvenção da indústria”, contará com uma Mostra de produtos e serviços, espaço montado para que as empresas e entidades de toda a cadeia produtiva da Construção possam apresentar e conhecer as novas fronteiras de tecnologias, materiais e soluções para o setor. Haverá também a Praça do Concreto, espaço para promover encontros e diálogos entre as empresas, possibilitando o fechamento de negócios e o debate de soluções em sistemas e produtos à base de cimento; e a Casa da Cerâmica, onde acontecerão palestras para divulgar os benefícios da construção com produtos cerâmicos.

Serão realizadas ainda palestras, painéis e debates, que acontecerão dentro do 17º Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção. Tradicional evento técnico da indústria da construção mineira, o Congresso debate assuntos de grande interesse das empresas do setor e da cadeia de fornecedores.

Para Teodomiro Diniz, o evento trará inovação e tecnologia, mostrando quais os caminhos frente às transformações que estão chegando para o setor da Construção com grande velocidade. Em uma das apresentações do evento, durante o Fórum Megatendências, a empresa holandesa MX3D irá mostrar o projeto de construção de uma ponte em aço por meio da tecnologia de impressão 3D. A obra está sendo realizada em Amsterdam desde março do ano passado e tem encerramento previsto para setembro deste ano.

Afonso Maria Rocha destacou que a programação do Minascon está voltada para a questão da tecnologia. “A agilidade nos processos produz economia nos materiais e eficiência da mão de obra. Estamos falando de uma cadeia altamente empregadora”, ressaltou.

A palestra de abertura do Minascon acontece no dia 25/9, às 19h. O tema discutido será “A indústria 4.0 e o futuro da construção”, apresentado pelo engenheiro Luiz Henrique Ceotto, coordenador do projeto EMBRAPII e professor da USP.

Galeria

Últimas notícias

  1. CIEMG orienta empresas sobre Tratamentos Tributários Setoriais

    Leia

  2. Empresas de Uberaba recebem capacitação em modelagem

    Leia

  3. Industriais de Santa Luzia se mobilizam pelo SESI e SENAI

    Leia

  4. Confiança do empresário melhora, mas segue em patamar baixo

    Leia

  5. Gigante italiana, Enel, participa do Projeto Forte

    Leia

  6. SESI promove Circuito Saúde durante Superminas 2018

    Leia

  7. FIEMG cria o Conselho da Micro e Pequena Empresa

    Leia

  8. Conecta Vale do Aço discutirá Gestão de Pessoas, Inovação e Segurança

    Leia