Notícias

FAPI 2018 começará em Araxá

Programa de fiscalização ambiental preventiva focará setores de gusa, laticínios, rochas ornamentais, extração de areia, cascalho, argila e brita

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançam no dia 17/4, em Araxá, o Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria - FAPI Setorial 2018. Focado em indústrias de segmentos potencialmente poluidores ou que utilizam recursos naturais e não possuem licenciamento ambiental, o FAPI atenderá, este ano, os setores de ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, cascalho, argila e brita.

O objetivo do FAPI é sensibilizar as empresas para a importância da regularização ambiental de seus empreendimentos. Trata-se, na prática, de uma grande campanha para instruir, orientar e conscientizar esses empreendedores para o cumprimento das obrigações ambientais. “O principal motivo de autuação em Minas Gerais hoje é operar sem licença ambiental ou acima da capacidade licenciada”, informa o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa.

O programa é desenvolvido em três etapas. A primeira é de orientação às empresas, com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG. Em seguida vem a fase de fiscalização, executada pela Semad e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A última etapa consiste no monitoramento dos resultados. A meta, até o final do ano, é levar a iniciativa a 12 municípios, envolvendo todas as regionais da FIEMG.

O workshop em Araxá abordará os seguintes temas: A Importância da Fiscalização na Gestão Ambiental das Indústrias; Fiscalização Ambiental na Indústria; Como Regularizar sua Atividade. As inscrições podem ser feitas pelo site.  

Lançamento do FAPI Setorial 2018 - Araxá

Data: 17 de abril

Local: Teatro SESI Araxá - Rua Barão José Bittar, 405, Jardim Residencial Bela Vista

Horário: 9h às 12h

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG recebe alunos SESI

    Leia

  2. Índice de confiança da economia caiu com greve dos caminhoneiros

    Leia

  3. FIEMG alerta para distorção na concessão ferroviária no Brasil

    Leia

  4. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  5. FIEMG Regional Rio Doce realiza reuniões com sindicatos

    Leia

  6. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  7. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  8. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia