Notícias

FIEMG fecha 2017 com balanço positivo de ações para sindicatos

Avanço no Modelo de Atuação Articulada e em outros programas ajudou a projetar serviços das entidades junto às indústrias

Os resultados do Modelo de Atuação Articulada entre os sindicatos e a área de mercado do Sistema FIEMG superaram as expectativas da Assessoria de Relações Sindicais (ARS) da entidade. Desde o início do projeto, em 2016, até o final de 2017, 11 sindicatos aderiram ao projeto. Ao todo, essas entidades realizaram 1572 visitas a indústrias, assinaram 308 contratos de prestação de serviços e ganharam 257 novos associados. “Está havendo uma verdadeira mudança na cultura de relacionamento das entidades com as empresas”, salienta a assessora de Relações Sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana.

De acordo com Santana, os sindicatos estão mais próximos de sua base de associados, uma vez que o foco do projeto é a oferta de produtos e serviços que atendam necessidades específicas das indústrias.

Já aderiram ao Modelo, até o final de 2017, o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral no Estado de Minas Gerais; Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais; Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais (SINDMEC); Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Informática, Software e Serviços em Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (SINDINFOR); Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (SINDICALÇADOS); Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (SINDIBOLSASs) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS).

A meta é alcançar a participação de todos os setores da Indústria Mineira.

Além do Modelo de Atuação Articulada, o Sistema FIEMG, por meio da ARS, fecha 2017 com número expressivo de ações em benefício dos sindicatos. Dentro do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) foram realizadas 38 iniciativas distribuídas em duas frentes de atuação – os projetos Avança Sindicato, com ações voltadas para as entidades patronais, e Associa Indústria, para as empresas em geral.

O PDA é desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (PDA) com o objetivo de fortalecer a representação sindical, melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade dos setores industriais.

Outra ação relevante realizada ao longo do ano foi o Intercâmbio Setorial, que reuniu 92 dirigentes sindicais mineiros nas oito edições estaduais e 22 nas edições nacionais. O programa colocou em debate propostas para ampliar o associativismo e a representatividade da indústria em setores estratégicos para a economia de Minas Gerais.

A ARS promoveu ainda 12 Encontros de Contadores, levando informação e atualização a mais de mil profissionais de pequenas empresas sobre tributação, procedimentos contábeis e fiscais inerentes à atividade industrial.

Estas foram algumas ações dentre várias outras realizadas com os 139 sindicatos filiados à FIEMG, que faz a FIEMG acreditar que em 2018 teremos sindicatos mais preparados para apoiarem a indústria mineira. 

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  3. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  4. Realizado último workshop do “Innovation Program”

    Leia

  5. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  6. Trem caipira de férias

    Leia

  7. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia

  8. Empresários têm a oportunidade de participar da SIAL Paris

    Leia