Notícias

Hyperloop TT anuncia Centro Global de Inovação em Logística no Brasil

O Centro, focado em trabalhar desafios logísticos com companhias globalmente, é apoiado pela FIEMG

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou, no dia 6/4, o estabelecimento do hub de inovação XO2 como parte do novo contrato multimilionário com o Brasil para criar o novo Centro Global de Inovação em Logística da empresa, localizado no município de Contagem, em Minas Gerais. O acordo coloca o Brasil no centro das estratégias globais da empresa para pesquisas e desenvolvimento na área de transporte de cargas via tecnologia Hyperloop.

As operações devem iniciar ainda este ano, concentrando-se em buscar soluções para os maiores desafios em logística para a indústria no Brasil e no mundo, especialmente para a divisão de transporte de mercadorias.

O Centro é oficialmente apoiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Município de Contagem.

O acordo foi feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões em sua primeira fase, que inclui contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), da HyperloopTT e de investidores privados. Além disso, um espaço físico de 22 mil metros quadrados e 1,2 mil metros quadrados construídos de espaço foi fornecido pelo Município de Contagem.

"O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem, em particular, formam um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil", afirma Bibop Gresta, co-fundador e Presidente da HyperloopTT. "Com posição geográfica estratégica, alta concentração de grandes indústrias e uma dedicação à inovação, o local é ideal para abrigar o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT”, completa.

Para Dirk Ahlborn, também co-fundador e CEO da empresa, é o modelo de negócios único que permite à HyperloopTT trabalhar simultaneamente em nível global, enquanto forma ecossistemas locais, como este no Brasil. “Estamos ansiosos para inovar com startups e outras companhias em Contagem. Muitas das tecnologias que estão sendo pesquisadas e desenvolvidas atualmente poderão dar seus primeiros passos no XO2 da HyperloopTT. Se você tem tecnologia voltado à logística, venha para Contagem, no Brasil", convida.

“O Governo de Minas Gerais trabalha para fomentar o ambiente de empreendedorismo e inovação no Estado, incentivando jovens a se envolverem com pesquisa e tecnologia. Nosso objetivo é aproximar grandes empresas e startups, gerando negócios e soluções inteligentes nas mais diversas áreas. Saber que Minas Gerais irá sediar um centro de pesquisa da Hyperloop significa que estamos de fato contribuindo para o crescimento econômico do nosso Estado por meio de novas vias, como a ciência, tecnologia e a inovação. A escolha fortalece e dá credibilidade para as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo”, disse o Secretário de Estado da SEDECTES, Miguel Corrêa.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Junior, o setor industrial tem muito a ganhar com a instalação do novo Centro da Hyperloop em Contagem.

“A FIEMG está atenta aos movimentos globais de inovação. A Federação sempre trabalha em prol da conexão da nossa indústria às melhores oportunidades. Além disso, estamos focados na diversificação e competitividade. Trazer a Hyperloop para Minas Gerais conecta a nossa economia e nosso estado a um movimento mundial que busca inovação disruptiva, além, de novas formas de integrar de forma eficiente o transporte de pessoas e cargas no século XXI,” comentou.

Segundo o prefeito do Município de Contagem, Alex de Freitas, a chegada da Hyperloop não é um fato isolado em Contagem. Pesaram na decisão com a HyperloopTT o fato de que a administração pública da gestão atual tem trabalhado para atrair indústrias 4.0, aproveitando a capacidade logística da cidade, além de investimentos de mais de R$ 1 bilhão a serem feitos em mobilidade urbana nos próximos três anos. O espaço em que a planta será instalada está localizada em uma área nobre da cidade, que exigirá pouca intervenção e acelerará a implantação do projeto. “Contagem é conhecida como berço da indústria mineira e apostamos em uma nova revolução industrial na região metropolitana de Belo Horizonte. Os efeitos disso serão muito positivos no sentido de geração de riqueza e conhecimento e na autoestima da população”, explica o Prefeito.

“Atrair empresas que possuem Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), capazes de gerar conhecimentos e tecnologias inovadoras, é uma prioridade para o Estado de Minas Gerais e uma das premissas estratégicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pois possibilita impulsionar a economia estadual e inserir o Estado em um novo tempo, conectando sua gente ao futuro. Mais do que nunca, dependemos hoje da inovação tecnológica para que as empresas possam gerar negócios competitivos e, assim, criar trabalho, emprego, renda e qualidade de vida para a população”, pontua o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela.

Desde o final de 2017, a liderança da HTT se reúne com importantes órgãos da administração pública no Brasil. O objetivo é aproveitar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no país, tanto para carga quanto para passageiros. Estes estudos visam o apoio técnico, financeiro e regulatório necessário para a implementação de um sistema Hyperloop no país.

Laboratório de inovação XO2 vai trazer a Hyperloop Academy ao Brasil

O contrato também contempla a implementação do novo laboratório de inovação XO2 da HyperloopTT, para oferecer um hub amplo de inovação em toda a região e com benefícios em todo o mundo. O XO2 Lab será um hub de desenvolvimento para a divisão de transporte de mercadorias e está focado em atrair mentes brilhantes que compartilham a mesma visão de inovação e humanização dos transportes ao redor do mundo.

O XO2 Lab também lança no Brasil a Hyperloop Academy, que conduzirá projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. A academia contará com um laboratório de fabricação com cinco linhas iniciais de pesquisa, além de outros a serem acrescentados no futuro.

Sobre a HTT

A Hyperloop Transportation Technologies (HTT, HyperloopTT) é uma empresa inovadora de transportes e tecnologia focada em tornar real o Hyperloop, um sistema de mobilidade que conecta pessoas e bens a velocidades sem precedentes, de forma segura, eficiente e sustentável. Pelo uso de tecnologia exclusiva e patenteada e de um modelo de negócios avançado de colaboração, inovação aberta e parcerias, a HyperloopTT está criando e licenciando novas tecnologias.

Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global composta por mais de 800 engenheiros, criativos e tecnólogos de 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários. Com sede em Los Angeles, nos EUA, a HyperloopTT tem escritórios em Abu Dhabi e Dubai, nos Emirado Árabes Unidos, Bratislava, na Eslováquia; Toulouse, na França; e Barcelona, na Espanha. A HyperloopTT tem contratos assinados em Ohia, nos EUA; Eslováquia, Abu Dhabi, República Tcheca, França, Indonésia e Coréia do Sul.
A HyperloopTT é liderada pelos co-fundadores Dirk Ahlborn (CEO) e Bibop Gresta (Presidente), e por uma equipe de gerenciamento sênior de empreendedores e profissionais experientes.

As imagens e os recursos da Hyperloop Transportation Technologies podem ser encontrados aqui ou pelo site www.hyperloop.global 

Galeria

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG recebe alunos SESI

    Leia

  2. Índice de confiança da economia caiu com greve dos caminhoneiros

    Leia

  3. FIEMG alerta para distorção na concessão ferroviária no Brasil

    Leia

  4. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  5. FIEMG Regional Rio Doce realiza reuniões com sindicatos

    Leia

  6. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  7. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  8. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia