Notícias

Indústria mineira mantém tendência de crescimento em 2018

Pesquisa Indicadores Industriais aponta recuperação do faturamento e melhoria da produtividade

A indústria mineira avançou no primeiro bimestre de 2018, com aumento de 4,8% no faturamento, 1,1% na massa salarial e 2,8% no rendimento médio do trabalhador, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG, divulgada no dia 2/4. Nos últimos doze meses, o segmento já contabiliza incremento de 2,9% nas vendas, o que sinaliza que a indústria mineira, finalmente, deixou a crise para trás.  “Os números mostram que a indústria está em recuperação e que o pico da crise foi superado”, salientou o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da entidade, Lincoln Gonçalves Fernandes.

No resultado mensal, entretanto, o faturamento do setor caiu 4,5% em fevereiro na comparação com janeiro, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento. Na avaliação de Fernandes, a queda foi pontual. “A indústria continua em um processo de recuperação serrilhado, com oscilações, mas é fato que estamos crescendo mais do que caindo. A redução no faturamento em fevereiro não caracteriza uma mudança de tendência ou uma redução no ritmo de retomada da atividade industrial”, reforçou.

Quanto ao emprego no setor, entretanto, o crescimento tem sido mais lento. No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado ainda é negativo em 4,3%. Para Fernandes, isso indica que a indústria ainda está ocupando sua capacidade instalada ociosa. Por outro lado, a demora na recuperação do emprego pode mostrar também que houve melhora na produtividade industrial. “Já temos sinais de ganhos de produtividade. Muitos setores estão se ajustando em função de agregar valor aos produtos. A indústria está conseguindo sair da crise com mais produtividade”, destacou Fernandes.

A expectativa da FIEMG é de que o faturamento volte a subir em março. Já o emprego, só deverá crescer de forma mais robusta a partir do segundo semestre.

Confira a íntegra do Index de fevereiro

Últimas notícias

  1. Aurélio Marangon Sobrinho é o novo presidente da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  2. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia

  3. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  4. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  5. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  6. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  7. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  8. ATA Carnet completa dois anos de operação no Brasil

    Leia