Notícias

PCIR conclui ação de projetos inovadores no setor de TI de BH e região

Ação em parceria com o SINDINFOR obteve três projetos aprovados no Edital de Inovação para a Indústria 2017

Na dia 15/12, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (SINDINFOR), encerrou a ação de Consultoria para Elaboração de Projetos Inovadores no setor de Tecnologia da Informação (TI) de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

A ação que contou com a participação de 12 empresas e duração de três meses, teve como objetivo promover consultoria qualificada, onde ao final, cada empresa participante pode desfrutar do seu Projeto Inovador contendo todas as informações necessárias para que possa ser, eventualmente, submetido a algum edital de fomento a inovação ou até mesmo apresentado a investidores. Destaca-se que de todos os projetos finalizados 3 foram aprovados na primeira fase do Edital de Inovação para a Indústria 2017  – parceria entre SESI, SENAI e Sebrae, que tem como objetivo financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria nacional. São eles: o projeto Hitbel – Soluções cognitivas para oferta de conteúdo personalizada; VIRTUAL SMILES - App de Simulação de Tratamento Odontológico em Realidade Virtual Aumentada; e o FinApp.

A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. As indústrias estão focadas progressivamente na inovação do seu negócio e isso implica em criar novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.  

Para o sócio fundador da Techlise Soluções em Tecnologia, Alexandre Bernanos, a ação do PCIR de Elaboração de Projetos Inovadores no setor de TI, foi fundamental para ampliar a visão de mercado e as oportunidades de conseguir captar recursos para novos projetos por meio de monitoramentos de editais. Além disso, Bernanos afirma que “com a ação passamos a pensar mais no valor que queremos que o nosso projeto entregue ao cliente, bem como, nos custos do projeto, de uma forma mais racional e mais criteriosa. Outra atuação importante, foi no auxílio da confecção do pitch, pois nunca tínhamos realizado um se quer, e realmente foi uma experiência muito rica e desafiadora.” Ele ainda completa: “através da ação, conseguimos adquirir mais maturidade no planejamento do projeto, na elaboração e na apresentação. Hoje nos sentimos mais preparados e muito mais seguros para apresentar e descrever nossos projetos.” 

Essa foi mais uma ação do PCIR para fortalecer e aumentar a competitividade do setor de TI de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Últimas notícias

  1. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia

  2. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  3. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina neste sábado

    Leia

  4. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  5. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  6. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  7. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  8. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia