Notícias

Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

Evento apresentou caminhos para produtos do segmento mineiro entrarem no mercado externo

O “Circuito MMS Brazil: Exportando em 2018” reuniu representantes do setor metal mecânico, em 12/12, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, para assistir a uma série de palestras sobre o tema exportação. Com o apoio da FIEMG, através do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), e realizado pelo Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais (SINDMEC MG) e Apex-Brasil, o evento foi iniciado pelo presidente do sindicato, Humberto Machado Zica. Ele convidou os presentes a participar dos programas oferecidos pela FIEMG. “Apliquei na minha indústria o Minas Sustentável, o Brasil mais Produtivo e o Indústria Segura. Os resultados foram fantásticos. Este ano também conseguimos promover várias ações de mercado e de exportação em diversos países. Queremos aumentar o volume de empresas exportadoras e de exportação” disse. 

O superintendente de Novos Negócios da FIEMG, Fábio Veras, falou sobre “A nova economia e a transformação tecnológica”. Ele contou que lida com startups desde 2012. Essa proximidade o levou à análise de que os modelos tradicionais de negócios serão “engolidos” pelos disruptivos. A mudança que deve ser perseguida, porém, é a mental. “A maior parte dos empresários não quer realmente inovação. Querem vender, crescer, cortar custos, pagar as contas. Só que a inovação deixou de ser artigo de luxo e passou a ser de primeira necessidade. Estudos dizem que 75% das profissões que surgirão nos próximos cinco anos sequer existem ainda. Nossos pais viveram uma era de mudanças. Nós vivemos uma mudança de era”, analisou. 

No evento também houve as palestras do consultor de Negócios Internacionais do CIN, Alexandre Brito (“Planejamento estratégico para exportação”); da analista de negócios da gerência de Capitalização e Acesso a Mercados da FIEMG, Veronica Marcelina Damasceno (“Recursos financeiros para exportação / importação”); da gestora de projetos da Apex-Brasil, Michele Candeloro Hermino (“Apex-Brasil: projeto MMS Brazil e outros produtos”); e do diretor comercial da TSA Engenharia, Romulo Machado; e do diretor comercial da Del Rey Minerals e da ValBrasil, Guilherme Cruz (“Cases de sucesso”).

Galeria

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  3. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  4. Trem caipira de férias

    Leia

  5. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia

  6. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  7. Empresários têm a oportunidade de participar da SIAL Paris

    Leia

  8. Presidente do TJMG recebe presidente da FIEMG

    Leia