Notícias

Parceria beneficia mercado automotivo

Aethra, FCA e FIEMG desenvolvem Programa de Formação de Ferramenteiros

Fotos: Douglas Magno/Aethra

Resgatar a relevância das ferramentarias brasileiras e preparar profissionais com habilidades específicas para o mercado automotivo estão entre os objetivos do Programa de Formação de Ferramenteiros desenvolvido pela Aethra, Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

A parceria deu origem a um novo perfil profissional, que é válido para todo o País até 2021. Duas turmas já estão em andamento. Os resultados do primeiro ciclo de aprendizado foram apresentados no dia 30 de novembro, no auditório da Aethra, em Betim, com a presença de executivos da Fiat, FIEMG e SENAI, além da presidência e direção da Aethra. Os estudantes fizeram demonstração, em tempo real, de um dispositivo de dobra e repuxo que construíram para estampar o símbolo da logomarca da Aethra em aço inoxidável.

O presidente da Aethra, Pietro Sportelli, falou sobre o momento de inovação vivido pelo setor automotivo e a importância de ter profissionais capacitados para atender à demanda do mercado. Especificamente, Sportelli abordou o hot stamping – a empresa registrou patente este ano de um método de estampagem a quente com diferenciais ao existente no mercado - e o roll forming, que, segundo ele, ganhará força novamente. “Precisamos de um profissional completo, que entenda de programação, que saiba robótica”. O presidente revelou, ainda, que tem planos de um novo programa na área de células robóticas de solda.

 DM_20171130_068.JPG

A parceria

Por meio da parceria com a FCA, de janeiro a abril deste ano, profissionais da Aethra que atuam como instrutores do programa participaram de um treinamento na sede da montadora em Torino, na Itália, em busca de atualização de métodos e técnicas. O conteúdo tem sido multiplicado na empresa e levado para os alunos em salas de aulas, palestras técnicas e visitas.

O superintendente do SENAI-MG, Cláudio Marcassa, ressaltou o trabalho de formatação do novo perfil do profissional de ferramentaria. “Somos indústria, e ser chamado por uma empresa do porte da Aethra para assumir um desafio como este é de grande valor para nós. Para os estudantes, é uma oportunidade inestimável de aprendizado poder adentrar este universo e ver como funciona uma indústria em seu dia a dia”, avaliou.

O novo currículo para a profissão é mais amplo. Além da formação para Ferramenteiro de Fabricação e Manutenção, o profissional também tem a opção de se especializar em Ferramentaria de Desenvolvimento, para projetos na área de estampo. O programa contempla também uma vertente de gestão.

Para o primeiro semestre de 2018 duas turmas serão formadas, com os processos seletivos já em andamento na Aethra. Serão 40 alunos selecionados com inícios em janeiro e março. O segundo semestre de 2018 terá outra turma com 30 alunos.

Confira no vídeo abaixo como é realizado o programa: 

Últimas notícias

  1. Jantar do Clube do Galo Mineiro vai reunir setores de frango e ovos

    Leia

  2. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia

  3. Empresa chinesa conhece potenciais de Uberaba e reúne empresários locais

    Leia

  4. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  5. Noite de consagração no MegaCana Tech Show

    Leia

  6. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  7. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  8. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia