Notícias

Presidente da Codemig recebe a medalha da Ordem da Estrela da Itália

Reconhecimento pela contribuição de Marco Antônio Castelo Branco ao desenvolvimento da indústria e da economia mineira

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), Marco Antônio Castello Branco, recebeu no dia 24/05, na sede da FIEMG, das mãos do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, a medalha da “Ordem da Estrela da Itália”, como reconhecimento pelo trabalho em prol do desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre a Itália e Minas Gerais. 

O executivo deu um forte impulso aos investimentos italianos na região, acompanhando pessoalmente o percurso de grupos como Fassa Bortolo, Stevanato, FCA-FIAT, Oto Melara, ENEL e Ternium. “O desempenho de Marco Antônio à frente da Codemig, desde 2015, trouxe um olhar inovador para o Estado e investimentos estratégicos de grande interesse para a Itália, especialmente na área da economia criativa e aeroespacial”, diz Stevanato.

“Receber a medalha é motivo de muito orgulho para mim e minha família. Reconheço a generosidade e a valorização do trabalho da Codemig para ampliar os laços culturais e econômicos que unem Minas Gerais e Itália. Receber essa homenagem, na FIEMG, no último dia da gestão de Olavo é uma honra”, diz Castelo Branco.

Ele também recebeu do presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, uma placa da entidade reconhecendo sua relevante contribuição ao desenvolvimento da indústria e da economia mineira.

 

Condecoração: A Ordem da Estrela da Itália foi criada em 2011, dando continuidade à Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, uma honra criada após a Segunda Guerra Mundial. O novo nome da "Ordem Stella d'Italia" responde às mudanças ocorridas depois de 1945, quando – com a Stella della Solidarietà, o Governo Italiano resolveu criar um reconhecimento para os italianos no exterior e para os estrangeiros que participaram de maneira significativa na reconstrução do país.

Uma vez que o elemento de solidariedade e reconstrução acabou, a nova Ordem torna-se um reconhecimento para aqueles que adquiriram méritos particulares na promoção da amizade e colaboração entre a Itália e outros países, e na promoção de ligações com Itália.

A honra é concedida pelo Presidente da República, sob proposta do Ministro dos Relações Exteriores, após consulta ao Conselho da Ordem. Presidido pelo Ministro das Relações Exteriores, o Conselho é composto por quatro outros membros, um dos quais é o Chefe do Cerimonial Diplomático da Republica. A concessão das condecorações acontece duas vez por ano: no dia 2 de Junho, Dia Nacional da Italia, e no dia 27 de dezembro, dia da Constituição Italiana.

Galeria

Últimas notícias

  1. 22ª Fenova começa com grandes expectativas de vendas

    Leia

  2. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  3. Sul-africanos querem mudar o saldo comercial com Minas Gerais

    Leia

  4. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  5. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  6. Noite de consagração no MegaCana Tech Show

    Leia

  7. FORLAC levou novidades para o setor de laticínios

    Leia

  8. FIEMG Lab 4.0 e o novo ciclo de aceleração de startups

    Leia