Notícias

Impacto da greve dos caminhoneiros em Minas é maior que no resto do país

Para Flávio Roscoe Nogueira, paralisação poderá provocar queda na competitividade das indústrias

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, afirmou que a greve dos caminhoneiros afetou a indústria em Minas com a queda de produção em diversos segmentos, e consequentemente com a perda de faturamento e na arrecadação de impostos.

Para ele, as empresas foram afetadas com a greve e isso pode gerar impacto na geração de empregos futuros e no crescimento da economia brasileira.

Em entrevista coletiva no dia 4/6, Roscoe disse que a queda na previsão de crescimento em Minas Gerais é ainda maior do que no Brasil, em função de vários setores terem sido afetados. “A gente está estimando, aqui em Minas Gerais, perda de quase um ponto percentual de crescimento e no Brasil 0,5 ponto percentual”, afirmou. 

O líder industrial criticou a reoneração do setor produtivo adotada pelo governo federal como forma de garantir os recursos para atenuar os prejuízos. Segundo ele, quase todas vão recair sobre a indústria e sobre a sociedade. O fim do Reintegra, programa criado pelo governo federal para incentivar a exportação de produtos manufaturados, vai, de acordo com Roscoe, diminuir a dinâmica das exportações brasileiras, reduzir a competitividade das empresas no exterior e a capacidade do Brasil de gerar renda. "A reoneração da folha de pagamento, outra medida adotada pelo governo, também vai impactar diversos segmentos que têm concorrência com produtos importados e vai acarretar perda de competitividade dos produtos brasileiros", assegurou.

Flávio Roscoe anunciou que a entidade vai propor uma ampla reforma no modelo do Estado brasileiro, com redução do tamanho e mais eficiência, com medidas como o fim da estabilidade do emprego no serviço público. “Vamos apresentar a todos os candidatos um conjunto de propostas que torne a economia brasileira mais eficiente e moderna”, afirmou.

Conheça a íntegra do documento Index de abril e os impactos estimados da greve caminhoneiros sobre a Indústria.

Galeria

Últimas notícias

  1. 22ª Fenova começa com grandes expectativas de vendas

    Leia

  2. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  3. Sul-africanos querem mudar o saldo comercial com Minas Gerais

    Leia

  4. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  5. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  6. Noite de consagração no MegaCana Tech Show

    Leia

  7. FORLAC levou novidades para o setor de laticínios

    Leia

  8. FIEMG Lab 4.0 e o novo ciclo de aceleração de startups

    Leia