Notícias

Produtividade Industrial: uma nova visão sobre racionalização e ganhos

Qualificação para mais eficiência, ao ampliar a capacidade produtiva e reduzir custos

Ampliar a capacidade produtiva, reduzir desperdícios, identificar e desobstruir gargalos, racionalizar processos e, assim garantir mais eficiência e melhores resultados em toda a produção é o foco do Programa Produtividade Industrial, que o CIEMG realiza durante os meses de maio e junho. 

O gerente de Capacitação Empresarial do CIEMG, Frederico Mendonça, explica que serão dois meses de treinamento com aulas às sextas-feiras das 8h às 178h. No primeiro dia, cada participante já define os indicadores de sua empresa. Ao longo de cada semana, o participante aplica e pratica, na empresa, os métodos, técnicas e ferramentas de gestão, que serão medidos ao longo do programa. O programa já está em sua quinta turma, o que "confirma os resultados desse treinamento” analista o gerente.

Quem ministra o curso é o instrutor Geraldo Barbosa, especialista em engenharia de produção com experiência internacional. Ele ressalta que outro aspecto importante desse treinamento é que o participante torna-se peça fundamental de multiplicação do conhecimento dentro da empresa, como responsável pela aplicação e acompanhamento das técnicas e ferramentas, para diagnósticos e apuração de resultados. 

Não só os novos conceitos e ferramentas, como também a parte prática foram aspectos destacados por Everton Fernandes Corgozinho, supervisor de produção da Nansen, empresa do setor eletroeletrônico, de instrumentos de precisão. Ele participou da primeira turma e disse que foi “altamente positivo aplicar ferramentas de controle de equipamentos na manufatura, já na primeira semana de treinamento”.

Wardley Peterson da Silva da Etmolog – Logística e Transporte de Cargas, concorda com Corgozinho e observa que suas expectativas foram superadas em todos os aspectos. Para ele, as ferramentas e métodos para a gestão de pessoas “possibilitam conhecer habilidades individuais da equipe”.

O conteúdo do Programa Produtividade Industrial envolve, entre outras áreas, PCP – Planejamento e Controle da Produção; padronização das atividades indicadoras de produção e sua relação com indicadores econômicos; administração de materiais e logística interna; automação;  técnicas de ganho de produtividade; gestão de gargalos e de perdas; tratamento de resíduos, além de gestão da segurança.

O Programa Produtividade Industrial está também na agenda In Company e pode ser desenvolvido também na própria empresa.

Mais informações: treinamentociemg@fiemg.com.br e (31) 3333-9296.

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG recebe alunos SESI

    Leia

  2. Índice de confiança da economia caiu com greve dos caminhoneiros

    Leia

  3. FIEMG alerta para distorção na concessão ferroviária no Brasil

    Leia

  4. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  5. FIEMG Regional Rio Doce realiza reuniões com sindicatos

    Leia

  6. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  7. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  8. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia