Notícias

Professora vence a categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo 2018

Premiação é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária

A professora Carla Cristina de Oliveira, de Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi anunciada no dia 3/5 como a vencedora da categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo 2018. Ela foi escolhida pelo voto dos internautas no site do prêmio. O anúncio foi feito em um evento na sede da TV Globo, em Belo Horizonte.

Carla aproveita o tempo livre para ensinar alfabetizar quem não teve oportunidade de ir para a escola. Ela é professora do ensino fundamental há 23 anos e sempre trabalhou com alfabetização. Há 18 anos, ela começou a trabalhar como voluntária na alfabetização de adultos. Tudo começou com um tio, que buscava melhores oportunidades de trabalho, mas esbarrava na questão da escolaridade - ele era analfabeto. Depois que conseguiu alfabetizar o tio, Carla começou a ter o trabalho divulgado entre vizinhos, amigos, etc.

SJJ_4750.JPG

Vários adultos, especialmente entre 55 e 70 anos começaram a procurá-la. As aulas são na casa dela mesmo. São cerca de 10 alunos, mas a turma de hoje, que está um pouco mais avançada, tem cerca de quatro. É um trabalho lento e gradual, mas os resultados são compensadores, segundo ela. O jornalista Arthur Almeida, morto no ano passado, foi homenageado na edição 2018 do Bom Exemplo.

Além da campeã, outros quatro projetos concorreram na categoria Cidadania. O estudante Guilherme Bhering divulga vagas de emprego na internet sem cobrar nada. Com o trabalho dele, centenas de desempregados conseguiram voltar ao mercado.

SJJ_4736.JPG

Toda quinta-feira, o cabelereiro Ivan Candido abre o salão em Belo Horizonte só para atender os idosos. Além de repaginar o visual, a iniciativa dele tem levantado a autoestima dos participantes. O Roberto Matos, também de Ibirité, criou o café com vizinhos para estimular um hábito que tem ficado no passado. Uma vez por mês, os moradores se reúnem para conversar e se conhecer melhor.

O Zerayde Silva, de Contagem, também Região Metropolitana da capital mineira, revitalizou uma praça com autorização da prefeitura e transformou o espaço em um ponto de encontro entre os moradores. O local já foi ponto de vários eventos.

SJJ_4704.JPG

O prêmio é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Ao destacar as atitudes dessas pessoas, o prêmio visa, ainda, despertar na população a percepção do valor e da importância dessas atitudes para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos.

A categoria cidadania destaca pessoas que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo contempla também pessoas ou instituições que se destacaram nas áreas de ciência, cultura, economia e desenvolvimento de Minas, educação, esportes, inovação, meio ambiente. Um prêmio especial é concedido à personalidade do ano. Este ano o eleito é Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia.

Esta foi a nona edição do prêmio, uma iniciativa da Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Sistema FIEMG e Jornal O Tempo.

Fonte: TV Globo Minas

Últimas notícias

  1. Jantar do Clube do Galo Mineiro vai reunir setores de frango e ovos

    Leia

  2. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia

  3. Empresa chinesa conhece potenciais de Uberaba e reúne empresários locais

    Leia

  4. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  5. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  6. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  7. Minas Gerais quer ampliar negócios com sul-africanos

    Leia

  8. 22ª Fenova começa com grandes expectativas de vendas

    Leia