Notícias

Projeto do SESI estimula autoestima e criatividade de jovens e crianças

Criado em 2015, a Orquestra Contemporânea tem apoio da Vale e atende crianças e jovens de 08 a 24 anos

Desde 2015, o projeto Orquestra Contemporânea do SESI Mariana, realizado em parceria com a Vale, estimula cerca de 70 crianças e jovens da cidade da região central de Minas Gerais a enxergarem a música com um novo olhar. Instrumentos como bateria, flauta doce, teclado, violão e violino, além de um coral, dão vida a concertos com obras que incluem no repertório do MPB ao Pop e Rock nacional e internacional.

A criação dos espetáculos, que além dos jovens, conta com cinco instrutores de música graduados, que auxiliam no processo criativo dos arranjos, inclui também práticas teatrais. Durante os concertos, os alunos são estimulados a serem autônomos uma vez que não há a figura do maestro e a realização da obra é conduzida por todos simultaneamente.

Em 2017, a Orquestra Contemporânea, como novidade, passou a executar concertos temáticos. A partir de uma pesquisa realizada pelos alunos e instrutores, o primeiro tema escolhido pelo grupo foi o desenvolvimento da indústria fonográfica brasileira e seu desenvolvimento tecnológico. Foi feito um recorte temporal entre obras nacionais abarcadas de 1913 até 2010. O resultado é um espetáculo que reconta com detalhes a trajetória da música em nosso país trazido de forma leve por crianças e adolescentes.

MARIANA01.jpg

Já para 2018, as novelas serão o grande destaque musical da jovem orquestra. A supervisora técnica do projeto, Érica Queiroz, explica como está sendo a concepção da nova temporada. “A pesquisa que irá orientar os trabalhos do projeto ao longo de 2018 será acerca da indústria da telenovela brasileira. Tal fenômeno nacional é uma ótima matéria prima, pois é um produto que ‘entra’ diariamente na casa dos brasileiros desde os anos de 1950 sendo responsável pela construção da identidade cultural e do modo de ser que compõem o imaginário nacional,” diz.

Érica ainda explica. “O recorte temporal da pesquisa se dá entre 1978 e 2012, e a execução será realizada pelos alunos de nível intermediário e avançado devido à complexidade do trabalho a ser desenvolvido,” finaliza. Do novo espetáculo, participam cerca de 40 alunos entre 08 e 24 anos.

Já o gerente do Centro Cultural de Mariana, Nilson Ros, enfatiza o papel social da ação. “Todos os nossos alunos são residentes e naturais de Mariana. Nosso esforço é para destacar a presença da comunidade industriária nesse processo. Além disso, temos uma grande chance de criação de uma agenda cultural positiva para a cidade tão castigada em sua auto-estima. O destaque dos talentos e valores locais traz exatamente isso de volta,” finaliza. As alunas do Centro Cultural e integrantes do projeto, Beatriz e Bruna Costa, de 15 anos, comentam sobre a importância da Orquestra em sua formação.

“Nós fazemos várias aulas desde os 12 anos, como dança, música, violino e canto. Conseguimos durante esse tempo aprender muitas coisas novas e são aprendizados que a gente gosta muito. É muito importante ter esse contato com experiências novas, gente nova e novas culturas”, comentam. Elas ainda completam, “com certeza, tudo o que estamos vivenciado no Centro Cultural e na Orquestra, ainda vai nos abrir muitas portas,” finalizam.


Projeto Orquestra Contemporânea
Os critérios para a participação no projeto são:
- Idade mínima de 8 anos completos / idade máxima de 17 anos;
- Permanência do aluno junto ao projeto - até os 21 anos;
- Alunos adultos (acima de 21 anos) que estão no projeto poderão permanecer mais dois anos (até nov. 2018);
- Entrar somente após 1 anos de estar frequente na Curso de Música (salvo exceções).
- Frequência nas aulas e ensaios - 75% de aproveitamento.

Mais informações:

Centro Cultural SESI Mariana - Rua Frei Durão, 22, Mariana - MG
(31) 3557-1041

Últimas notícias

  1. Aurélio Marangon Sobrinho é o novo presidente da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  2. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia

  3. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  4. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  5. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  6. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  7. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  8. ATA Carnet completa dois anos de operação no Brasil

    Leia