Notícia

Residência Industrial, parceria entre IEL e Una, abre a temporada 2022

Programa prepara universitários para a atuação prática na indústria, no mercado de trabalho

Fotos Sebastião Jacinto Júnior

Na abertura do Residência Industrial 2022 - parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Una, com o apoio do UniBH, o superintendente do IEL, Gustavo Macena, ressaltou o caráter de excelência do programa, cujo objetivo é desenvolver, por meio de uma metodologia estruturada, comportamentos e atitudes que conectem jovens profissionais, instituições de ensino e o mercado industrial.

“Nossa ideia não é só ser uma extensão do conteúdo técnico que vocês obtêm na universidade, mas mostrar o quão importante é vocês se aprofundarem no aprendizado nesse tempo de faculdade”, ressaltou Macena sobre o projeto, exclusivo para alunos da Ânima Educação matriculados em uma das unidades da Una e UniBH em Minas Gerais.

“Se o Residência Industrial já está na quarta temporada e as empresas continuam demonstrando interesse, é porque é muito bom. Sem sombra de dúvida, essa experiência vai ser excepcional para o futuro profissional de vocês”, destacou também Danilo de Melo Costa, professor de pós-graduação da Ânima Educação. Para ele, a parceria firmada entre Una e FIEMG fortalece um dos pilares da instituição de ensino, que é o de promover a empregabilidade entre seus estudantes, dando oportunidade para que adquiram habilidades que se tornam diferenciais competitivos.

Resultados

“Encerramos a primeira temporada há pouco tempo e atingimos resultados belíssimos, seja pelo número recorde de alunos contratados (33% dos participantes), e, mesmo os que ainda não tenham sido contratados, saíram com uma bagagem que lhes permitirá ser buscados a tapa no mercado”, ponderou Costa.

As empresas-madrinhas desta edição, que vão receber os universitários para os aprendizados práticos, são a 3ADigitall, Brazauro Recursos Minerais, Off Glúten, Sistema Educacional Primeiros Passos, Fralía Cacau Brasil e FIEMG.

Presidente da FIEMG Jovem e proprietário da Fralía Cacau Brasil – uma das empresas-madrinhas do Residência Industrial 2022 -, Matheus Pedrosa dos Reis avaliou que o programa prepara jovens universitários, na prática, para que ajudem a lidar com as questões inéditas enfrentadas no dia a dia da indústria.

Gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, Ricardo Aloysio falou aos universitários inscritos nesta etapa do Residência Industrial sobre futuro da indústria e futuro do trabalho. Ele apontou que, nos próximos cinco anos, vamos ter uma mudança expressiva, em processos e, especialmente, em modelos de negócio. Segundo Aloysio, mais do que a capacidade técnica do profissional, o mercado busca capacidade de adaptação, de solucionar problemas, criatividade.

Veja aqui mais imagens da cerimônia de abertura do Residência Industrial 2022.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG é homenageada na celebração dos 150 anos da pioneira Cedro Têxtil

    Leia

  2. Uma discussão sobre os conceitos V.U.C.A e B.A.N.I

    Leia

  3. SESI-MG se destaca no Robotics International Open Brazil

    Leia

  4. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  5. Confiança do Empresário Industrial atinge patamar mais alto em um ano

    Leia

  6. Setor de mineração investe em energia renovável para atingir a meta de carbono zero

    Leia

  7. Vem aí a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  8. FIEMG debate "Política de Concessão de Benefícios Fiscais - Tratamentos Tributários Setoriais"

    Leia