Notícia

Rotinas trabalhistas e o eSocial são temas de treinamento na FIEMG Regional Zona da Mata

Curso abordou as legislações trabalhista e previdenciária e suas aplicações no novo SPED Social

Dando continuidade à programação de treinamentos da FIEMG Regional Zona da Mata, foi realizado em 15 de junho mais um importante curso que despertou o interesse das empresas de Juiz de Fora e região. O tema abordado foi "Rotinas Trabalhistas e o eSocial", ação presencial com oito horas aula, que teve o objetivo de demonstrar a legislação trabalhista aplicada nas rotinas de departamento pessoal de forma prática e atualizada, desde a contratação dos empregados até a fiscalização.

Foram destacados os principais dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da legislação previdenciária, bem como sua aplicação no novo SPED Social - eSocial, trazendo orientações sobre o preenchimento dos principais eventos e arquivos necessários em conformidade com a legislação vigente.

A apresentação foi do advogado e especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho Rodrigo Dolabela. O curso visou auxiliar na implantação da ferramenta, revisão de tabelas, cadastros e atualização de procedimentos vinculados à cultura das organizações, procurando demonstrar aos interessados a correta aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, de forma a evitar penalidades evidenciadas pelo eSocial.

O público participante foi formado por profissionais de recursos humanos, departamento pessoal, contadores, gerentes, empresários, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. O conteúdo programático abordou temas como registro do empregado (Eventos S-2190 e S-2200), exames médicos – admissional, demissional, retorno e periódicos (Evento S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador), contrato individual de trabalho e suas características, jornada de trabalho, remuneração (Eventos S-1200 a S- 1299), folha de pagamento, legislação previdenciária, entre outros.

Na programação de junho está previsto o curso "SPED Fiscal – ICMS/IPI" dia 29, das 8h30 às 17h30, em um treinamento presencial com Tyrone Canuto. Em julho, serão "Acidentes de Trabalho – Responsabilidades do gestor" dia 13, das 8h30 às 12h45, também de forma presencial, com a instrutora Poliana Martins, e o encontro empresarial gratuito "Cadastro Nacional de Produtos e Códigos 2D", ministrado de forma on-line dia 14, das 9h às 11h.

Conheça a programação completa dos treinamentos da FIEMG Regional Zona da Mata em nosso site.

Clique nos links dos cursos para se inscrever.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Empresas familiares e seus desafios

    Leia

  2. Câmara da Indústria de Obras recebe associação do Reino Unido que orienta empresas de energia

    Leia

  3. XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais

    Leia

  4. Grupo holandês anuncia ao Sinduscon-JF construção de fábricas no município

    Leia

  5. Atividade industrial avança em Minas no 1º semestre,  confirma INDEX da FIEMG

    Leia

  6. Câmara da Indústria Automotiva da FIEMG investe em reforçar pujança do setor no estado

    Leia

  7. Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

    Leia

  8. FIEMG Competitiva e Sinduscarne oferecem duas capacitações on-line

    Leia