Notícias

Thiago Honório foi o convidado do “Atrapalho no Trabalho” no MAO

Terceiro da série, diálogo entre curador e artista mineiro sobre sua obra, focada em ferramentas de trabalho

As ferramentas de trabalho no lugar da própria obra — a obra do artista plástico Thiago Honório se entrelaça ao sentido de construção que a palavra obra também carrega. “Penca” é o nome de sua exposição no  SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), em Belo Horizonte, aberta com um debate com o curador Rodrigo Moura, em 3/10. Honório é o terceiro artista convidado a participar da série de exposições ”Um Atrapalho no Trabalho (Apud Paulo Leminski) — Diálogos no acervo do Museu de Artes e Ofícios”.

O artista contou para a plateia que o convite que recebeu de Moura foi desafiador. E veio num momento de produtividade dele em Belo Horizonte, onde nasceu (hoje mora em São Paulo). Recentemente, o artista participou de uma exposição coletiva no CCBB de BH, com uma obra que ele começou a criar na residência que fez em Paris, em 2012. “Não funcionou do jeito que imaginei que iria funcionar. Era inverno e eu estava instalado num condomínio com dezenas de ateliers, sem nenhum espaço de convívio. Passava grande parte do tempo na rua, apesar do frio. Acabei me interessando mais por ferramentas do que por desenhos”, contou.

Ao voltar de Paris, Honório participou da Residência Artística do Red Bull Station, em São Paulo — uma plataforma de incentivo à produção de arte contemporânea. Mudou-se para o casarão com as obras de reforma ainda em andamento. Seu interesse por ferramentas aumentou e passou a trocar novas peças pelas usadas pelos operários. Chegou a ser advertido por representantes do Red Bull por importunar os trabalhadores. Conseguiu, porém, reunir o número de instrumentos que lhe permitiu criar a instalação, que exibiu no Masp.

thiago-honorio.jpg 14172-485x680.jpg

Últimas notícias

  1. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  2. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  3. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  4. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  5. Realizado último workshop do “Innovation Program”

    Leia

  6. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  7. Trem caipira de férias

    Leia

  8. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia