Notícia

Acordo de resultado da ARS está atrelado ao desempenho dos sindicatos

O objetivo é fortalecer o associativismo para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria

O Sistema FIEMG lançou seu Planejamento Estratégico 2018/2022 no dia 22/01, firmando acordos de resultados com os superintendentes da entidade. No documento, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, reafirmou o compromisso da instituição de levar cada vez mais o Sistema para a indústria. "É uma ferramenta construída de forma transparente, conjunta e colaborativa. Pactuado entre o presidente e o superintendente de cada área. O engajamento de todos será o sucesso do plano", diz.

No acordo de resultados assinado por Maria Rita Santana, superintendente de Relações Sindicais da FIEMG, a área se compromete principalmente a apoiar os sindicatos no fortalecimento de sua imagem junto às empresas.

Dentre as atividades, estão dar visibilidade às ações de defesa de interesse e representatividade realizadas pelos sindicatos, oferecer soluções para incrementar o associativismo e aumento de receitas, dar continuidade à capacitação e ao desenvolvimento dos líderes e executivos sindicais, além de  incentivar e orientar os sindicatos para uma gestão transparente, intensificando e solidificando o relacionamento dos sindicatos com o Sistema FIEMG. "São muitos os desafios, sempre com o foco em aumentar a representatividade e o fortalecimento dos sindicatos. Estamos engajados e comprometidos com as metas”, diz Maria Rita.

Outra ação citada pela superintendente é ampliar a participação dos sindicatos nos colegiados da FIEMG, pois, além de ser espaços para discussões de políticas industriais, o grupo trabalha também para incentivar os sindicatos a prestar serviços às indústrias, agregando novos associados. “Os sindicatos estão aprimorando sua forma de relacionamento com o mercado, trabalhando nos interesses de cada categoria e lutando em defesa das indústrias, buscando de soluções e melhoria para os seus negócios”, afirma. 

Santana enfatizou também que são vários os produtos que a FIEMG, por meio da Assessoria de Relações Sindicais, oferece aos sindicatos para aumento do associativismo e sua sustentabilidade. Dentre eles, destacam-se o OdontoIndústria, o Clube de Vantagens, os serviços de energia mais barata e a FIEMG Competitiva, projeto que irá oferecer vantagens competitivas para aumento de produção das empresas. Segundo Maria Rita, todos esses produtos, além de ajudar a indústria na sua competitividade, fortalece a imagem do sindicato junto a sua base. "Quanto mais os sindicatos trabalharem em prol dos interesses da indústria, mais será valorizado pela sua categoria”, explica.

O FIEMGCoin é outro grande destaque. A moeda virtual permite aos sindicatos perceber e mensurar o valor do que é produzido pelas áreas técnicas da FIEMG para a defesa dos interesses da indústria mineira, como o suporte nas negociações coletivas, consultorias trabalhistas, tributárias, ambientais e legislativas.

Outra ação utilizada pela ARS é o Modelo de Atuação Articulada (MAA), metodologia que estabelece parâmetros para harmonizar a relação entre as áreas sindicais e de mercado do Sistema FIEMG, ampliando o papel dos sindicatos na oferta de soluções, no estímulo ao associativismo.

Maria Rita explica que a busca por informações estratégicas das indústrias tem aumentado e está subsidiando os sindicatos na construção de ações mais efetivas. A ARS tem um projeto de trabalhar o banco de dados das indústrias mineiras, com propostas para atualizar em 30 mil empresas. A ideia é aumentar o relacionamento com esse público utilizando uma base de dados confiável, com suporte da Receita Federal, Jucemg e do CRM. “Será um trabalho continuo, atualizando informações importantes da indústria para melhoria do relacionamento, pesquisas e negócios. Os benefícios são muitos, basta o sindicato se relacionar com sua base e apresentar as vantagens do associativismo” finalizou.

 

Últimas notícias

  1. Espaço Usiminas de Arte recebe exposição do acervo do SESI MAO

    Leia

  2. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG 4.0

    Leia

  3. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  4. Workshop Compliance Ambiental

    Leia

  5. De malas prontas para a Turquia

    Leia

  6. Previdência: reforma ou falência?

    Leia

  7. CIEMG promove o 1° Seminário Gerenciando Projetos na Indústria

    Leia

  8. Clóvis de Barros Filho ministrará palestra em Ipatinga

    Leia