Notícia

Apresentação relembra filmes históricos e trilhas sonoras em cineconcerto no Teatro SESIMINAS

Evento marcou o lançamento de projeto voltado a estudantes que celebra os 125 anos do cinema

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

A sinergia de imagens célebres do cinema norte-americano com a leveza do som da Orquestra SESIMINAS encantou o público e deu um tom de nostalgia ao lançamento do projeto 125 Anos do Cinema na quarta-feira (13), em Belo Horizonte. O cineconcerto proporcionou à plateia, que praticamente ocupou todas as cadeiras do Teatro SESIMINAS, uma viagem ao tempo a partir de trilhas sonoras de produções históricas de diferentes épocas e estilos. O projeto é resultado de uma parceria do SESI-MG com o escritório da Embaixada dos Estados Unidos em BH, por meio de um edital.

O arranjo dos instrumentos e a sintonia dos músicos resultaram em trechos de composições de produções clássicas, como Piratas do Caribe, A Lista de Schindler, Game of Thrones, Star Wars, Pantera Cor de Rosa, Era Uma Vez na América, Psicose e Forrest Gump - O Contador de Histórias. Atento às imagens, exibidas em um telão, o público fixou os olhares e acompanhou a apresentação da orquestra, aplaudida ao fim de cada performance.

"Para nós, presenciar a interação da música com as diferentes manifestações artísticas, seja no teatro, na dança e no cinema, é algo único. A música tem capacidade de conversar com outras artes. É muito gratificante fazer parte deste trabalho", disse, orgulhoso, o maestro Felipe Magalhães, que regeu a orquestra.

O encerramento do cineconcerto foi marcado por outra exibição arrebatadora, que combinou uma sequência de imagens dos filmes Golpe de Mestre, Mágico de OZ, Noviça Rebelde, Titanic, O Poderoso Chefão e Cantando na Chuva com as trilhas tocadas pelos músicos.

Conheça o projeto

De cunho educativo, a iniciativa do escritório da Embaixada dos Estados Unidos com o SESIMINAS visa disseminar, por meio da Sétima Arte, valores da cultura americana, como empreendedorismo, civismo, inclusão social, diversidade, educação e outros. A projeto se estenderá até o início de maio, com a exibição de sessões de filmes comentados para alunos de 14 a 18 anos de escolas públicas de BH, Contagem, Ibirité, Betim, Igarapé e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

"Contamos com a curadoria impecável do SESI-MG na escolha dos filmes. Essa parceria é fundamental para realizar o projeto e alcançar jovens em vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior de Minas", destacou a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez. A cônsul considera ainda as produções da indústria cinematográfica americanas importantes meios para despertar nos jovens valores cidadãos.

A gerente de Responsabildiade Social do SESI-MG, Luciene Araujo, endossou a opinião da representante dos EUA e acrescentou que "a parceria do SESIMINAS com a Embaixada dos Estados Unidos reforça o desejo de ambas as instituições em promover a inclusão, por meio de ações educativas que desenvolvam os valores de cidadania e participação. É uma grande oportunidade para pensarmos um futuro com mais oportunidades para todos".

Clique aqui e veja mais fotos no cince concerto.

Rafael Passos
Imprensa - FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG é homenageada na celebração dos 150 anos da pioneira Cedro Têxtil

    Leia

  2. Uma discussão sobre os conceitos V.U.C.A e B.A.N.I

    Leia

  3. SESI-MG se destaca no Robotics International Open Brazil

    Leia

  4. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  5. Confiança do Empresário Industrial atinge patamar mais alto em um ano

    Leia

  6. Setor de mineração investe em energia renovável para atingir a meta de carbono zero

    Leia

  7. Vem aí a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  8. FIEMG debate "Política de Concessão de Benefícios Fiscais - Tratamentos Tributários Setoriais"

    Leia