Notícias

Aumentar a produtividade, reduzir tempo, custos e manter a qualidade

Curso realizado pelo CIEMG orienta para o controle total de todas as etapas da produção

Mais de 400 pessoas já receberam o treinamento "Planejamento e Controle da Produção Industrial", realizado pelo CIEMG. "Aumentar a produtividade, reduzir tempo, custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade é a meta da produção industrial de qualquer setor. Esse é um objetivo perseguido por todas as empresas e possível de ser alcançado", explica o gerente de capacitação empresarial do CIEMG, Frederico Mendonça.  O curso capacita para o controle de todas as etapas do processo produtivo com eficiência e de forma eficaz, o que leva ao aumento da lucratividade nas organizações. "Esse é o resultado da capacitação", explica o gerente. 

O curso foi realizado no início de abril em Pouso Alegre, na FIEMG Regional Sul, e devido à avaliação positiva e unânime dos participantes, outra turma foi aberta na cidade, para o curso que será realizado nos dias 28 e 29 de maio.

O PCP está na agenda de capacitação do CIEMG desde 2012. O instrutor Geraldo Barbosa, consultor e especialista em engenharia de produção explica que a base desse treinamento é a capacitação para a formação de gestores e operadores em planejamento e controle da produção industrial, apresentando ferramentas e práticas modernas de gestão, voltadas para o ganho de produtividade e garantia do nível de qualidade que é esperado pelo cliente. 

Além de ferramentas de gestão, a capacitação é intercalada com exercícios práticos e planilhas de todas as etapas do processo, desde a logística da produção e de materiais, passando por curvas de demanda, valor, giro e estoque de segurança mínimo e ideal e, claro, o planejamento e programação detalhada da produção e trata também das ferramentas de TI e da Indústria 4.0.  

Para Carlos Henrique Goulart, da Comexim, empresa exportadora de café sediada em Ouro Fino,  o curso foi um grande aprendizado. "Os métodos e casos práticos para desobstruir gargalos também foram de extrema importância", conta Carlos.

Já para Sabrina Felício Branquinho, da Atina Ativos Naturais, o curso deu uma visão do que é preciso fazer para melhorar a produtividade na empresa e ser mais competitiva. Ela destacou a apresentação dinâmica, com cases e exercícios que muito contribuíram ao relacionar a teoria com a prática e para aplicar na empresa.

Últimas notícias

  1. 22ª Fenova começa com grandes expectativas de vendas

    Leia

  2. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  3. Sul-africanos querem mudar o saldo comercial com Minas Gerais

    Leia

  4. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  5. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  6. Noite de consagração no MegaCana Tech Show

    Leia

  7. FORLAC levou novidades para o setor de laticínios

    Leia

  8. FIEMG Lab 4.0 e o novo ciclo de aceleração de startups

    Leia