Notícia

Caminhos para fortalecer os sindicatos

Tema voltado para o setor da Moda esteve em debate na FIEMG durante o 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças

O setor da Moda esteve em foco na FIEMG, no dia 26/07, durante o 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças. Os debates, mediados pelo professor Marcos Fábio Ferreira, sócio-diretor da Formatar Consultoria Empresarial Ltda, reuniram presidentes de Sindicatos da Indústria do Vestuário, Calçados, Couro, Bolsas e Joias. O encontro foi aberto pelo vice-presidente da FIEMG, Aguinaldo Diniz Filho, que enfatizou a importância da união dos setores para ampliar os negócios.

A superintendente da Assessoria de Relações Sindicais (ARS), Maria Rita Santana, informou que o projeto da CNI, implementado em Minas pela FIEMG, por meio da ARS, tem por objetivo fortalecer os sindicatos. Ao iniciar os trabalhos, o professor Marcos Fábio pontuou alguns desafios para o setor da Moda, entre eles, preparar as empresas para se adequarem às exigências regulatórias ambientais, de ergonomia e Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O especialista destacou características específicas dos setores. Ele informou, por exemplo, que a indústria do vestuário nacional, de janeiro a abril desse ano, produziu 1,720 bilhão de peças, importou 263 milhões e exportou cerca de 8,400 milhões. Em 2014, o Brasil produziu 5% do calçado no mundo, enquanto a China produziu 58% e a Índia 13%. Marcos Fábio também enfatizou a importância da troca de experiências entre os presidentes de sindicatos, visando soluções para aumentar a competitividade das indústrias.

O encontro contou com líderes dos setores: Vestuário e Têxteis: Rogério Márcio Vasconcellos, Frank Lemos do Prado, Flávio Roscoe Nogueira, Alba Lima Pereira, Fabiano Soares Nogueira, Irma Ribeiro Santos, Marcelo Ramos Ribeiro, Rossini Gomes Soares, Rozâni Azevedo, Tadeu Monteiro de Barros Pinto e Teresinha Martins; Couros: Welington Mumic; Calçados: Geraldo Luciano Silva, Jânio Gomes Lemos, Elisa Gonçalves de Araújo, César Cunha Campos e Pedro Gomes da Silva; e Joias: Manoel Pereira Bernardes.

Veja também:

Sindicatos debatem ambiente que cerca os negócios

SJJ_8149.JPG

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia Renovável será tendência nos próximos anos

    Leia

  2. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  3. Associativismo é destaque no balanço da indústria da Zona da Mata

    Leia

  4. Conselho Tributário discute exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

    Leia

  5. FIEMG Regional Sul alerta sobre plano diretor de Varginha

    Leia

  6. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  7. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia

  8. FIEMG recebe visita do novo presidente da Agência Nacional de Mineração

    Leia