Notícia

Codese BH recebe adesão oficial de 75 entidades na próxima terça-feira (30)

Estruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte é anunciada pelo vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz, no Minascon

Mais de 75 entidades que já se alinharam à estruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) assinam no próximo dia 30 o termo de adesão ao projeto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24/11), na programação do Minascon, pelo vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Desenvolvimento Local e Regional e da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz.

“Temos a crença de que desenvolvimento local sustentável precisa da participação da sociedade civil organizada. Hoje, estamos aqui falando para a cadeia produtiva da construção, que é enorme no estado e tem papel expressivo no desenvolvimento e na sustentabilidade das regiões de Minas. É importante a participação dessa cadeia no desenvolvimento local e regional. Temos exemplos no Brasil e no estado de que conselhos da sociedade civil se organizam em torno dessa agenda, para serem colaborativos com o poder público”, ponderou Diniz, na abertura do painel “Sociedade Civil Organizada: Pilar do Desenvolvimento Sustentável das Cidades”.

Diretor Executivo do Codese BH, Elvis Gaia, ressaltou que construir o futuro da cidade, planejar a Belo Horizonte que queremos, é o principal objetivo do Conselho. “É um projeto ousado e importante da sociedade civil belo-horizontina, que busca construir, pensar e planejar a BH do futuro”, frisou, apontado que trata-se, além de um trabalho com vistas ao desenvolvimento da capital mineira, de um plano de governança colaborativa.

O maior desafio de uma organização como o Codese BH, disse Gaia, é todas as áreas, todos os eixos, como desenvolvimento econômico, tecnologia, ambiental, enfim, reunir todos para o propósito de desenvolver planos de investimento em Belo Horizonte.

“E a maior vantagem da sociedade com a atuação do conselho é a efetividade nas entregas. O que se busca com esse tipo de arranjo é que se tenham resultados, que a gestão pública entregue à sociedade o que ela anseia, que é uma cidade melhor para a atividade humana, na qual se possa sair à rua com segurança”, ponderou.

Outros municípios

Teodomiro Diniz, que preside também o Conselho de Desenvolvimento Local e Regional da FIEMG,  observou que entre os vários arranjos dessa natureza já em funcionamento em Minas Gerais há o Agenda Vale do Aço, Conselho de Cataguazes, de Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba. “Estamos trabalhando para montar o Conselho de Taiobeiras, de Salinas e pela transformação da agenda empresarial de Varginha em um conselho mais amplo”, disse.

Ainda segundo ele, o trabalho tem sido limitado ao território mineiro, mas, para o futuro há planos de conectar os conselhos dos municípios mineiros com os de outros estados brasileiros, criando uma rede pelo desenvolvimento.

"Temos vários parceiros nesse projeto, e o SEBRAE, um dos organizadores do Minascon, juntamente com a FIEMG, é nosso parceiro também no Território, no estímulo à montagem dos conselhos, na gestão e no acompanhamento desse trabalho", reforçou Diniz.

Essa reunião do Minascon contou ainda com participações do vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato; do presidente do Codemc Montes Claros, Jefferson Tolentino Trindade; do secretário executivo do Coden 2100, de Uberlândia, Fábio Pergher; e de Stefano Gazzola, presidente do Grupo Unis, de Varginha.

Leia mais notícias sobre o Minascon:

Concurso "A Ponte"

Concurso "Mãos à Obra - Prêmio Gustavo Charlemont"

Últimas notícias

  1. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  2. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  3. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  4. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  5. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  6. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  7. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  8. Encontro Anual do SINDUSFARQ discute qualidade de cosméticos e produtos para a saúde

    Leia