Notícias

Confiança dos empresários da construção em Minas Gerais é a maior desde março de 2013

Indicador superou os 50 pontos pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) aumentou 1,8 ponto na comparação com setembro, atingindo 53,1 pontos em outubro. O indicador superou os 50 pontos (linha divisória entre confiança e falta de confiança) pelo segundo mês consecutivo, mostrando otimismo dos empresários do setor. No acumulado de janeiro a setembro, o Iceicon registrou elevação de 9,6 pontos e, em 12 meses, cresceu 7,1 pontos. O índice ficou acima da média histórica (49,7 pontos) e foi o mais elevado desde março de 2013. Vale lembrar que, antes dos resultados favoráveis dos últimos dois meses, os indicadores apontavam falta de confiança dos empresários desde janeiro de 2014, com exceção de março de 2014 e março de 2017, quando ficaram praticamente sobre a linha divisória, ou seja, sem sinalizar confiança ou falta de confiança. O índice nacional ficou relativamente estável entre setembro (53,4 pontos) e outubro (53,8 pontos) e também apontou otimismo dos empresários, ao permanecer acima dos 50 pontos.

A alta do Iceicon foi explicada pela melhora do componente de expectativas, que avalia as perspectivas dos empresários em relação ao desempenho da economia nos próximos seis meses. O indicador de outubro (56,3 pontos) aumentou 3,6 pontos frente a setembro (52,7 pontos), sinalizando expectativas positivas pelo segundo mês seguido. O índice foi 5,6 pontos superior ao de outubro do ano passado e acumula crescimento de 8,7 pontos em 2017.

Por outro lado, o indicador de condições atuais recuou 2,0 pontos em outubro (46,4 pontos), evidenciando que os empresários perceberam piora nas condições correntes de negócio. Embora venha apontando insatisfação desde novembro de 2012, o índice foi o melhor para os meses de outubro dos últimos cinco anos e superou sua média histórica, de 42,0 pontos.

Confira a íntegra da pesquisa

Últimas notícias

  1. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia

  2. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  3. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina amanhã

    Leia

  4. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  5. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  6. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  7. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  8. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia