Notícia

Desafios de se empreender no Brasil

Tema mobiliza debates durante o 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças, na FIEMG

Presidentes de Sindicatos das Indústrias Gráficas, Jornais, Papel, Informática, e de Marcenaria e Mobiliário de Minas Gerais reuniram-se no dia 11/07, na FIEMG, em Belo Horizonte, no 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças. O projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI), implementado no estado pela FIEMG, por meio da Assessoria de Relações Sindicais (ARS), tem por objetivo principal contribuir para o fortalecimento dos setores.

O encontro foi aberto pelo presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, que ressaltou a importância da união, principalmente nesse momento de crise por que passa o país, para melhorar o ambiente de negócios. “Precisamos nos unir para encontrar os caminhos para a retomada do crescimento. As empresas precisam se sentir representadas pelos seus sindicatos, e o empresário perceber a importância dessa união para tentar fazer com que o setor avance”, disse.

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Dias Oliveira, ressaltou a importância do projeto para o debate de estratégias conjuntas de atuação para o fortalecimento da indústria. “O que move a empresa é o mercado, precisamos criar oportunidades”, acrescentou a presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Construção e do Mobiliário de Barbacena, Ana Maria Canton Vidal.

O encontro foi dividido em dois momentos, pela manhã debate com representantes das Indústrias Gráficas, Jornais, Papel e Informática, e à tarde, com os setores de Marcenaria e Mobiliário. O vice-presidente da FIEMG, Aguinaldo Diniz Filho, fez a abertura à tarde. Os debates foram mediados pelo professor Marcos Fábio Ferreira, sócio-diretor da Formatar Consultoria Empresarial Ltda.

O especialista falou sobre “Os Desafios de se Empreender no Brasil”. Marcos Fábio destacou características específicas dos setores e apontou perspectivas estratégicas de atuação para o momento atual da economia do país. Ele enfatizou a importância da troca de experiências entre os presidentes de sindicatos, visando soluções para aumentar a competitividade das indústrias.

Nos dias 25 e 26 de julho e 03 e 17 de agosto, é a vez de setores da Moda e Químico e Construção Civil e Cerâmica realizarem o Intercâmbio Setorial de Lideranças. 

Calendário

25/7
Intercâmbio Setorial de Lideranças –  Químicos, Farmacêuticos e Adubo

Intercâmbio Setorial de Lideranças – Plástico, Explosivos, Borrachas


26/7
Intercâmbio Setorial de Lideranças – Vestuários, Calçados, Couros e Bolsas


03/08
Intercâmbio Setorial de Lideranças Construção Civil

17/08
Intercâmbio Setorial de Lideranças Cerâmica

Interc-mbio-Mobili-rio-tarde.JPG

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia Renovável será tendência nos próximos anos

    Leia

  2. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  3. Associativismo é destaque no balanço da indústria da Zona da Mata

    Leia

  4. Conselho Tributário discute exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

    Leia

  5. FIEMG Regional Sul alerta sobre plano diretor de Varginha

    Leia

  6. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  7. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia

  8. FIEMG recebe visita do novo presidente da Agência Nacional de Mineração

    Leia