Notícia

Economia Circular em Distritos Industriais

Uma oportunidade para negócios coletivos que visam o reúso, reaproveitamento e incorporação de recursos

O Sistema FIEMG apoia o desenvolvimento sustentável, o equilíbrio/ crescimento econômico, a inclusão social e a preservação ambiental. E, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5/06, a Federação apresenta o programa Economia Circular em Distritos Industriais.

Desenvolvido pela FIEMG, a ação é uma evolução do Programa Mineiro de Simbiose Industrial, iniciado em 2009, que já envolveu mais de 760 empresas no estado de Minas Gerais. Seu objetivo é disseminar o conceito da Economia Circular e propor oportunidades de negócios coletivos que visam o reúso, reaproveitamento e incorporação de recursos provenientes de processos produtivos em outros, bem como a redução dos custos operacionais, a melhoria dos indicadores ambientais, a atração de indústrias e investimentos para a região. 

Em última instância, o objetivo do Programa de Economia Circular em Distritos Industriais é contribuir para o aumento da cooperação entre as indústrias locais e a competitividade da indústria mineira. Desde 2017, com a implantação do Projeto-Piloto em Sete Lagoas e depois em 2018 com a implantação do Programa nos Distritos Industriais de Uberaba, o projeto obteve 24 empresas aderentes, 25 ações de Economia Circular mapeadas e 10 planos de negócios coletivos criados.  Diversos tipos de materiais estão sendo avaliados desde sua criação, como água, vapor, energia elétrica, resíduos orgânicos, plástico, vidro e metais.

Fique atento! Nos dias 3 e 4/07 será realizada a Semana de Produção e Consumo Sustentável. Neste ano, o evento debaterá a sustentabilidade a partir de quatro grandes temáticas: a importância da conservação dos recursos hídricos para a indústria, a preservação ambiental aliada a fatores sociais e econômicos, os desafios e as oportunidades na gestão de resíduos sólidos e a desburocratização da legislação ambiental. Em breve, mais informações.

 Para conhecer melhor o Programa Economia Circular acesse CLIQUE AQUI.

Últimas notícias

  1. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  2. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  3. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  4. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  5. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  6. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  7. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  8. FIEMG Lab: indtechs apresentam soluções para preservação hídrica

    Leia