Notícias

Empreendedorismo na construção

Projetos do programa Engenheiro Empreendedor participam do Minascon 2017

O futuro da Indústria da Construção passa pelos novos engenheiros. Dois projetos desenvolvidos por estudantes de engenharia durante o Programa Engenheiro Empreendedor em 2016 estão em exposição durante o evento unificado da cadeia da construção, Minascon, entre os dias 11 e 13/09, no Center Convention, em Uberlândia.

O grupo CoverBox, vencedor da terceira turma do 2º semestre de 2016, trouxe a Uberlândia  o projeto de uma placa monolítica feita de polipropileno para impermeabilizar o piso do box de banheiro, de forma simples e rápida.

O produto previne problemas de infiltração evitando manutenções pós-obra e consequentes gastos adicionais. O CoverBox é aplicado sobre a laje, cobrindo toda a superfície da área com um ralo linear integrado, o qual irá recolher toda a água de banho. A placa conta ainda com uma aba vertical que evita que a água proveniente de respingos possa infiltrar. 

Já o grupo Smartilhão foi o vencedor, também em 2016, com o projeto de um equipamento que irá garantir a eficiência construtiva, oferecendo rapidez, praticidade, economia e confiabilidade a todo o processo de execução da alvenaria. Além disso, ele conta com um sistema computadorizado que irá auxiliar engenheiros a terem controle da produtividade da alvenaria dentro do canteiro de obras. 

O equipamento possui uma base compacta já em formato de esquadro, um sistema de ajuste fino, uma haste metálica estruturada para que não sofra empenamento, linhas elásticas que servirão como gabarito e um sistema integrado de laser e módulo ultrassônico que permite conferência em tempo real do prumo, esquadro, nível e alinhamento que serão disponibilizadas ao responsável pela obra.

Engenheiro Empreendedor

O programa, fruto da parceria entre o Sistema FIEMG, por meio do SENAI e do IEL, com o Sebrae, possui 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participam de capacitações, mentorias técnicas com especialistas das entidades e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI.

Últimas notícias

  1. Aurélio Marangon Sobrinho é o novo vice-presidente da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  2. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia

  3. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  4. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  5. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  6. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  7. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  8. ATA Carnet completa dois anos de operação no Brasil

    Leia