Notícia

Empresários da construção recebem treinamento sobre BIM

Ação faz parte do Programa FIEMG Competitiva em parceria com o SINDUSCON-CO

Treinamento desenvolvido pelo Programa FIEMG Competitiva, em parceria com o Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON-CO) capacitou um grupo de empresários do setor, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. A capacitação abordou um novo conceito quando se trata de projetos para construções; o Building Information Modeling (BIM)

BIM, em português, Modelagem da Informação da Construção é um novo conceito quando se trata de projetos para construções, mais moderno, com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. 

De acordo com a Analista de Tecnologia do SENAI Paulo de Tarso (BH) e Consultora do treinamento, Mayara Lisboa Batista, o BIM é um método de gestão que será exigida em licitação de obras públicas a partir de 2021, portanto, é necessário que o setor da construção civil se capacite para atender o mercado. “Esse treinamento foi introdutório, para que os profissionais pudessem conhecer o potencial que a ferramenta tem para a melhoria da construção como um todo e o que ela pode fazer pelas pessoas. Eu tenho certeza que essa inovação faz a diferença no mercado, os números e as pesquisas comprovam isso. Essa iniciativa hoje é para despertar o interesse da região pra buscar sobre o assunto”, enfatizou. 

A capacitação realizada hoje é uma das ações que integram o Programa FIEMG Competitiva, uma iniciativa da Federação, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que desenvolve projetos focados no aumento da produtividade e competitividade da indústria. De acordo com o Analista de Projetos para a Indústria do Sistema FIEMG, Carlos Magno Cardoso da Silva, o BIM é uma metodologia que vem ganhando espaço no mercado e que vai contribuir com o aumento da competitividade do setor. “O conceito já é uma realidade que demonstra ser de grande importância para os negócios e para o mercado”, finalizou. 

Para o Presidente do SINDUSCON-CO, Eduardo Nunes, a utilização do BIM, mais do que fortalecer o setor da construção, é uma questão de sobrevivência do segmento no mercado. Além disso, o uso do método de gestão pode ser uma estratégia de marketing para os negócios, já que é um diferencial para o cliente. “Com o BIM, meu cliente tem mais facilidade de visualização e decisão e isso é um diferencial competitivo”, defendeu.

Por: Gracielle Castro

 

Últimas notícias

  1. Mais sinergia entre setor produtivo e o Legislativo

    Leia

  2. Atualização em SST é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

    Leia

  3. Últimos dias para se inscrever no processo seletivo da Rede SESI de Educação

    Leia

  4. Arthur Lira recebe pleitos dos representantes da indústria mineira

    Leia

  5. Nova regulamentação para desburocratizar obras de "baixo risco"

    Leia

  6. CIT SENAI desenvolve pesquisa para indústria de bebidas saudáveis

    Leia

  7. Empresários iniciam 2021 menos confiantes na economia

    Leia

  8. Manutenção da SELIC é avaliada como positiva pela FIEMG

    Leia