Notícia

Dia da Indústria é celebrado pela FIEMG

Data foi marcada por homenagens, cobranças e pela posse da nova diretoria da Federação

Empresários mineiros celebraram na quinta-feira (15/05) o Dia da Indústria 2014. No Expominas, em Belo Horizonte, a FIEMG reconheceu e homenageou a atuação do “Industrial do Ano”, Antônio José Vieira, presidente da Higident do Brasil, do ex-governador Antonio Anastasia, que recebeu o Grande Colar do Mérito Industrial, e de 15 empreendedores do estado, agraciados com a medalha do Mérito Industrial. O evento foi marcado pela posse da nova diretoria da Federação e por cobranças para que Minas Gerais receba a atenção e investimentos do Governo Federal. 

O presidente da FIEMG empossado para o segundo mandato (2014-2017), Olavo Machado Junior, cobrou das lideranças políticas compromisso com Minas Gerais. “Promessas sempre nos foram feitas, mas nada mudou e estamos relegados a segundo plano nos investimentos federais. Construímos uma Agenda de Convergência, documento com os pleitos de todos os empresários mineiros, que hoje jaz em gavetas de políticos descomprometidos com o estado e comprometidos com o corporativismo partidário que une aqueles que buscam o poder pelo poder”, lamentou. 

Machado Junior destacou a importância de que todos os mineiros estejam atentos à importância do voto consciente nas eleições de outubro próximo. Para ele, é preciso saber quem são os políticos comprometidos com o estado, com o fortalecimento e o desenvolvimento industrial e com a agregação de valor aos produtos fabricados em Minas Gerais. “É isso que nos trará liberdade, soberania e qualidade de vida”, disse o presidente da FIEMG. 

Presente na noite de celebração da indústria mineira, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também reeleito para um novo mandato nesta semana, Robson Braga de Andrade, destacou a reeleição de Olavo Machado Junior, com unanimidade dos votos, como sinal de sua liderança e comprometimento com o setor industrial. Ele mostrou que o Sistema FIEMG e a CNI atuam para que Minas Gerais e o Brasil avancem e possam crescer de forma sustentável. “Investimos em educação, qualificação profissional e em tecnologia”, pontuou. Citou, nesse sentido, a construção dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, viabilizada com a aplicação de mais de R$ 2 bilhões, e a Olímpiada do Conhecimento, cuja próxima edição nacional acontece em setembro deste ano, em Belo Horizonte. 

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, aproveitou a solenidade para anunciar a publicação do Decreto 46.508, que permite às empresas mineiras a participação em licitações públicas do Estado ofertando preços sem incidência de ICMS. “Buscamos com isso a maior competitividade para elas”, comentou. Ele enfatizou em seu discurso a perda de participação da indústria no PIB nacional, processo classificado como precoce e indesejável. “Hoje, os custos no Brasil crescem mais do que a lucratividade. Temos muitos problemas e nosso baixo crescimento não pode ser atribuído somente à economia externa. É tempo de mudar”, opinou.

Em contraponto, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, representando a presidenta Dilma Rousseff, apontou o fraco desempenho da economia mundial desde 2008 como fator de dificuldade para a indústria no Brasil. “No entanto, o país navegou bem nesta tormenta, que fez países como Espanha e Portugal afundarem”, disse. Ele ressaltou a necessidade de que as empresas brasileiras ganhem produtividade. “Para isso, investimos em qualificação profissional, com o Pronatec, e na manutenção da estabilidade econômica”, destacou.

 Homenageados

 A FIEMG homenageou, no Dia da Indústria 2014, o ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, com o Grande Colar do Mérito Industrial, honraria anteriormente concedida somente ao ex-presidente do Brasil e presidente de honra do Sistema FIEMG, José de Alencar. “Tenho satisfação e orgulho de ter podido contribuir para a indústria mineira e para todo o desenvolvimento de todo o estado”, comemorou. 

Anastasia afirmou que a indústria mineira tem muito o que comemorar e motivos para ser aplaudida. No entanto, avalia que é preciso avançar, principalmente, na agregação de valor ao produto fabricado no estado. “Problemas graves em infraestrutura, como nas áreas de transporte e energia, dificultam o crescimento do setor”, opinou. Para ele, o investimento em inovação e em tecnologia, como o feito pela Fiemg ao assumir o CETEC – anteriormente administrado pelo Estado –, são fundamentais para o desenvolvimento da economia de Minas Gerais. 

O título de Industrial do Ano 2014 foi conferido ao presidente da Higident do Brasil Indústria e Comércio Ltda., Antônio José Vieira. Ele contou um pouco da história da empresa, nascida em 1976 em São Paulo e transferida, em 1983, para Itajubá, na região sul de Minas Gerais. “A decisão foi motivada pelos incentivos oferecidos pelo Governo do Estado, pela mão de obra qualificada disponível e pela localização geográfica, próxima dos principais centros consumidores do país. Também nos atraíram a qualidade de vida e a excelência do polo de ensino superior existente no município”, explicou. 

Vieira relatou que a empresa iniciou suas atividades com 60 funcionários, produzindo 300 mil sabonetes em barra por mês, num pequeno imóvel cedido pela Prefeitura de Itajubá. Em 1985, começou a construção de sua sede própria, no Distrito Industrial do município, com apoio do BDMG e de instituições financeiras parceiras. Atualmente, a Higident ocupa área total de 76 mil m², com área construída de 40 mil m² e tem capacidade de produção de 720 milhões de sabonetes por ano. “Somos, hoje, a maior do Brasil na produção terceirizada de sabonetes em barra”, afirma o industrial. A qualidade dos produtos é atestada por clientes de peso, como Avon, Bombril, O Boticário, Carrefour, Disney Company, Extra, Hypermarcas, Jequiti, Johnson & Johnson, Natura, Nívea, Pão de Açúcar e Wallmart. 

A FIEMG homenageou também 15 empresários de diferentes regiões do estado, pela atuação em prol do desenvolvimento industrial. São eles:

  • Augusto César Fávero Lima (Membro do Conselho de Administração da INPA – Indústria de Embalagens Santana S/A)
  • Cássio Braga dos Santos (Presidente da Tropeira Alimentos – Lincoln Indústria e Comércio Ltda.)
  • Cássio Moreira Machado (Diretor-presidente da Intercast S/A)
  • Elisabeth Leite de Faria (Sócia-diretora da Vivaz Indústria de Roupas e Acessórios Ltda.)
  • Fábio Pergher (Presidente da Lima & Pergher Indústria e Comércio e Representações Ltda. – Start Química)
  • Francisco Carlos Leite (Sócio-proprietário da Espaço Livre Construções & Incorporações Ltda.)
  • Gabriel Alves Pereira Júnior (Diretor-presidente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A)
  • Jorge Salum (Sócio-diretor da Salum Construções Ltda.)
  • Juliana Silva Saquetto (Diretora Executiva da Saquetto Indústria Mecânica Ltda. e Saquetto Industrial Metalúrgica Ltda.)
  • Leonides Machado (Sócio-diretor da Mineração Atlântica Ltda.)
  • Lucivaldo de Barros Lima (Proprietário da empresa Lucivaldo de Barros Lima)
  • Marcelo Luiz Moreira Veneroso (Diretor-geral da Neuman & Esser América do Sul Ltda.)
  • Paulo Eduardo Rocha Brant (Diretor-presidente da Cenibra)
  • Paulo Rosenberg Tarandach (Sócio-diretor da Tecnotextil Confecções Ltda.)
  • Tadeu Carneiro (CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM)

 

O discurso da indústria 

A FIEMG distribuiu aos industriais, após a solenidade, o livro “O discurso da indústria – 1983-2013), do jornalista Deusdedith Aquino, com uma apresentação e análise dos discursos feitos durante os eventos do Dia da Indústria durante o período. “O que nos mostra é que continuamos a reivindicar hoje as mesmas soluções que pleiteávamos três décadas atrás. Isso, com certeza precisa mudar. A responsabilidade pelo que precisa ser feito é dos governantes que estão no poder, independentemente de sua cor partidária, de sua ideologia”, afirmou o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.

 

Dia da Indústria 

O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, através do Decreto nº 40.983, tendo sido fixado o dia 25 de maio pelo Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da FIEMG. 

Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta. Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. 

Em 1976, foi instituído o título de “Industrial do Ano”, escolhido por Comissão designada pelo presidente da Fiemg. Ao longo dos anos, os empresários homenageados foram:

 

1976 - HÉLIO PENTAGNA GUIMARÃES - presidente da Magnesita S/A

1977 - JOSÉ MENDES JÚNIOR - presidente da Mendes Júnior

1978 - ADOLFO NEVES MARTINS DA COSTA - presidente da Fiat Automóveis S/A

1979 - LUIZ DE PAULA FERREIRA -  presidente da Cia. de Tecidos Minas Gerais

1980 - ALFRED JÚLIO REZENDE - presidente das Granjas Rezende S/A

1981 - JOSÉ MURILLO VALLE MENDES - presidente da Construtora Mendes Júnior S/A

1982 - MIGUEL AUGUSTO GONÇALVES DE SOUZA - presidente da Fiat Automóveis S/A

1983 - GABRIEL DONATO DE ANDRADE - Presidente do Conselho de Administração da Construtora  Andrade Gutierrez

1984 - LUIZ ALBERTO GARCIA - Presidente do Grupo ABC

1985 - JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA - presidente do Conselho Adm. da Coteminas

1986 - SEVERINO BALLESTEROS RODRIGUES - presidente do Conselho Administrativo Aymoré Produtos Alimentícios

1987 - PAULO JOSÉ DE LIMA VIEIRA - presidente da Construtora Alcindo Vieira S/A - CONVAP

1988 - CLÁUDIO VEIGA DE BRITO - Presidente da Usina Boa Vista

1989 - NANSEN ARAUJO - presidente do Conselho Administrativo da Nansen S/A -Instrumentos de Precisão

1990 - IVAN MULLER BOTELHO - presidente da Companhia Força e Luz Cataguases e Leopoldina

1991 - SÍLVIO DINIZ FERREIRA - Presidente da Companhia Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira

1992 - LUIZ OTÁVIO PÔSSAS GONÇALVES - diretor-geral da Refrigerantes Minas Gerais Ltda.

1993 - RINALDO CAMPOS SOARES- presidente da Usiminas Mecânicas S/A e Usiminas

1994 - ABRAHAM KASINSKI - presidente Executivo e do Conselho de Administração da COFAP - Companhia Fabricadora de Peças

1995 - MURILO ARAUJO - diretor-presidente da Nansen S/A - Instrumentos de Precisão

1996 - FRANÇOIS MOYEN - presidente da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira

1997 - PETRONIO MACHADO ZICA - diretor-presidente da Delp Engenharia Mecânica S/A e da Companhia Ferroligas Minas Gerais - Minasligas

1998 - ELIZABETH DA CUNHA PIMENTA - Presidente do Grupo Água de Cheiro

1999 - LINCOLN CÉSAR PENNA COSTA – diretor-presidente da Itatiaia Móveis S/A

2000 - JORGE JOHANNPETER GERDAU – Diretor-Presidente da Gerdau

2001 - ROMEU SCARIOLI – presidente das Empresas Soldering Comércio e Indústria Ltda e da Biokits Indústria e Comércio Ltda.

2002 - ANTÔNIO JOSÉ POLANCZYK – diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira

2003 - JOSUÉ CHRISTIANO GOMES DA SILVA - presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas - Coteminas

2004 - LÚCIO PENTAGNA GUIMARÃES - presidente do Grupo Ical

2005 - CLEDORVINO BELINI - Presidente da Fiat do Brasil e Superintendente da Fiat Automóveis América Latina.

2006 – OLAVO MACHADO JÚNIOR – Presidente da Macorin.

2007 - AGUINALDO DINIZ FILHO - Diretor-presidente da Cia. de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira

2008 - FRANCISCO SÉRGIO SOARES CAVALIERI - Presidente do Conselho de Administração do Grupo Asamar/AleSat Combustíveis S/A

2009 - OTÁVIO MARQUES DE AZEVEDO - Presidente do Grupo Andrade Gutierrez S/A e da Andrade Gutierrez Telecomunicações Ltda

2010 - MARCO ANTÔNIO SOARES DA CUNHA CASTELLO BRANCO – Presidente da Usiminas

2011 – ROBSON BRAGA DE ANDRADE – Presidente da Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda

2012 – EIKE BATISTA - Presidente do Grupo EBX

2013 - PIETRO SPORTELLI - Presidente da Aethra Sistemas Automotivos S.A.

2014 - ANTÔNIO JOSÉ VIEIRA – Presidente da Higident do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

- See more at: http://www7.fiemg.com.br/noticias/detalhe/dia-da-industria-e-celebrado-pela-fiemg#sthash.8dvDZmr5.dpuf

Últimas notícias

  1. SESI abre inscrições para oficina Reciclando Carnavais

    Leia

  2. CIT SENAI FIEMG recebe comitiva de Mato Grosso

    Leia

  3. Verão 2019 de muita agitação e movimento no Clube do SESI em Juiz de Fora

    Leia

  4. Troca de experiências entre federações

    Leia

  5. Fim de escala do porto Sepetiba é tema de encontro na FIEMG

    Leia

  6. Defesa de interesses da indústria na pauta do presidente da FIEMG em Brasília

    Leia

  7. Sindinfor começa o ano otimista

    Leia

  8. Certificação de Origem garante excelência na exportação

    Leia