Notícia

FIEMG chega aos 89 anos com forte atuação industrial e humanitária

Entidade foi criada em 12 de fevereiro de 1933 e segue na busca constante pela melhoria do ambiente de negócios de Minas Gerais

Faltava pouco para 2021 terminar e as chuvas causavam destruição e sofrimento a moradores do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. Nos bastidores, a FIEMG agia para dar uma pronta-resposta aos mineiros atingidos. Dias depois, em tempo recorde, a entidade anunciava a aquisição de enorme quantidade de donativos para envio imediato às cidades afetadas (saiba mais abaixo).

Fundada em 12 de fevereiro de 1933, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais logo percebeu que a defesa da indústria de Minas só poderia ocorrer em concomitância ao desenvolvimento do bem-estar da população mineira. Assim, a entidade vem desenvolvendo papel de destaque no crescimento do Estado e do país, apoiando e promovendo o avanço industrial, com geração de riquezas, oportunidades, emprego e renda.

FIEMG 89 Anos: parceiros celebram atuação humanitária da entidade. Veja vídeo abaixo!

Em quase nove décadas, são inúmeras as transformações promovidas pela entidade na indústria mineira. São ações que resultaram na criação de empresas e órgãos, como a Mannesmann, a Usiminas, a Refinaria Gabriel Passos e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Na década de 70, a Federação esteve presente de forma decisiva em programas e projetos que resultaram no boom de industrialização do Estado, incluindo a implantação da Fiat Automóveis.

Nos últimos anos, a atuação da FIEMG se ampliou. Se em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, a FIEMG dialogou constante e proativamente com os governos federal e estadual - sugerindo ações nas áreas trabalhista, tributária, ambiental, de acesso ao crédito e de energia, o que permitiu a preservação de mais de 300 mil empregos - nos últimos 12 meses a importância da entidade como player nacional ganhou ainda mais relevância, na defesa dos interesses da indústria, em sintonia com a sociedade, e no estímulo aos valores da livre iniciativa e do empreendedorismo.

Em um dos principais momentos, a FIEMG liderou a maior missão empresarial à Expo Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro de 2021. Empresários de 14 setores produtivos, parlamentares, patrocinadores e governo, somando 235 pessoas, fizeram parte de uma comitiva da entidade em busca de atração de investimentos, inovação tecnológica, projetos sustentáveis e atualização de temas para maior competitividade dos negócios.

Humanitária

Somente uma sociedade com educação, saúde e oportunidades é capaz de fazer a indústria funcionar. Por isso, além de qualificar os empresários, atuar para a modernização dos negócios, apoiar a regularização de empreendimentos, promover encontros internacionais, fomentar a pesquisa tecnológica, defender a sustentabilidade, a FIEMG não se exime das responsabilidades sociais.

Dessa forma, além dos inúmeros investimentos realizados na pandemia de Covid-19, a entidade tem apoiado os municípios mais atingidos no atual período chuvoso, iniciado em outubro do ano passado. Ao todo, a Federação adquiriu (com recursos próprios e de indústrias associadas) 20 mil cestas básicas, 5 mil kits de higiene pessoal, além de 5 mil colchões e 3 mil fogões. Além disso, a Federação mobilizou a base industrial e arrecadou mais de 25 mil litros de leite.

Todos os insumos foram distribuídos, conforme definição e acompanhamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, para cidades do Norte, Jequitinhonha, Alto Paranaíba, Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana de BH, Centro-Oeste e Zona da Mata, totalizando 415 municípios atendidos. A entidade, porém, foi além dos insumos (tão importantes e urgentes) e criou um grupo de profissionais próprios para auxiliar os municípios atingidos pelos temporais na solicitação de recursos federais para reconstrução e reparação das localidades.

Um dos colaboradores treinados para acesso qualificado ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Governo Federal, é Marina Freire, advogada da Gerência de Assuntos Legislativos da FIEMG. Além dela, o coordenador da operação de chuvas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, Ten. Cel. Sandro; e Kinca Dias, prefeito de Salinas, no Norte do Estado (umas das cidades beneficiadas com o apoio da entidade), falam sobre a importância da atuação humanitária da FIEMG. Assista!

Parabéns, #FIEMG89Anos!

Últimas notícias

  1. Mais Investimentos no Sul de Minas

    Leia

  2. Panificação brasileira se reúne em Belo Horizonte

    Leia

  3. Minascon 2022 já tem data marcada

    Leia

  4. FIEMG homenageia diretor de Operações da ArcelorMittal Monlevade com o Mérito Industrial

    Leia

  5. IEL e FIEMG lançam programa de educação continuada para conselheiros

    Leia

  6. Festival de Robótica: categoria FTC utiliza tecnologia Android para superar desafio

    Leia

  7. Presidente da República é um dos convidados do Dia da Indústria 2022

    Leia

  8. Dia da Indústria 2022: FIEMG homenageia empresários que se destacaram

    Leia