Notícias

FIEMG lança edição 2018 de programa de internacionalização

PEIEX está com nova metodologia, totalmente voltada para o comércio exterior

Empresários mineiros interessados em exportar seus produtos participaram, no dia 9/08, na sede da FIEMG, do lançamento do Programa de Qualificação para a Exportação – PEIEX. “O foco do programa é qualificar empresas para começaram a exportar. Já tivemos outros ciclos, que tinham também um viés de gestão, neste ano, estamos com uma nova metodologia e estamos voltados completamente para o comércio exterior”, comenta Verônica Winter, analista de negócios internacionais da FIEMG. Em Minas Gerais, o PEIEX atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Divinópolis, Oliveira e Nova Serrana. “Temos também um núcleo em Juiz de Fora”, explica Winter.

Segundo Fabiano Nogueira, presidente do Conselho de Políticas Internacionais da FIEMG e presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais - SIFIT, Minas Gerais é o segundo maior exportador do país. Ele comenta que, em 2017, foram 26 bilhões de dólares em exportação. “Mas, o que podemos fazer para aumentar ainda mais as nossas exportações”, questionou aos empresários. 


Bhárbara Renault, proprietária e estilista da empresa Jardin,  contou com o apoio do Sistema FIEMG no processo de internacionalização de sua marca. Confira o depoimento abaixo:

  

O PEIEX é oferecido de forma totalmente gratuita às empresas e é uma parceria entre o Sistema FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ideia é elevar o nível de competitividade das empresas, através da modernização e capacitação empresarial.

 “É uma grande janela de oportunidades”, comenta Rebecca Macedo, gerente da área do CIN. “A internacionalização traz para as empresas grandes benefícios, como parcerias tecnológicas e de geração de conhecimento, diversidade de mercados e a diminuição da carga tributária, dentre outros”, afirma a gestora comentando que o CIN é um parceiro dos empresários nesse processo. 

“Somos veiculados ao ministério de relações exteriores e tem o objetivo de ajudar as empresas a percorrerem, de maneira panejada e segura, o caminho da exportação”, afirma Maira Rodrigues, analista de Competitividade da Apex-Brasil explicando que dentre os objetivos da Apex-Brasil está a qualificação das empresas para a exportação e promoções comerciais e a participações de feiras. “Estamos em 16 estados, em 1.313 municípios com 39 núcleos operacionais”, afirmou ressaltando que a presença mais forte é nas regiões do Sul e Sudeste.

Para saber mais sobre a atuação do Centro Internacional de Negócios, CLIQUE AQUI.

Veja também:

FIEMG Regional ZM lança programa de exportação gratuito – PEIEX

Galeria

Últimas notícias

  1. Boníssima Run vai movimentar o Belvedere neste domingo (19)

    Leia

  2. Novidades na 23ª Edição do Minas Trend

    Leia

  3. MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior

    Leia

  4. Coordenadores sindicais se reúnem na FIEMG

    Leia

  5. Entidades da construção civil realizam dia de saúde, lazer e cultura para trabalhadores do setor

    Leia

  6. Centro Cultural promove projeto "Encontros Musicais"

    Leia

  7. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  8. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia