Notícia

Fórum reúne empresas prestadoras de serviços da construção

Encontro discutiu sobre gestão e tecnologia

A valorização da engenharia, do conhecimento e da união foram a tônica do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e do 2º workshop nacional “Gestão e tecnologia – diferenciais de sucesso na implantação de projetos industriais”, ocorrido na sede da FIEMG, no dia 13/09. Empreendedores, engenheiros e técnicos conheceram soluções de gestão e de engenharia para aprimorar processos produtivos.

O evento, promovido pelo Sistema FIEMG, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), tem a missão de contribuir para aumentar a maturidade das empresas que atuam no setor.

O presidente do SINDUSCON-MG, Geraldo Linhares, assumiu a presidência da entidade no último dia 03 e no seu primeiro evento oficial frisou a importância da união no setor da construção civil. “O Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços – CBIC tem um trabalho exemplar e eficiente, que demonstra como a nossa entidade congrega diferentes segmentos da engenharia”, diz.

A construção civil participa com 24,2% no PIB da indústria mineira. No PIB do estado, esse valor supera os 6%, gerando mais de 250 mil postos de trabalho.

O vice-presidente da FIEMG e empresário do setor, Teodomiro Diniz Camargos, falou sobre a necessidade de melhorias no ambiente de negócios. “Temos um Estado que se tornou maior que a sociedade e que consome as riquezas do país. Em outubro, temos responsabilidades na escolha de governantes que se comprometam com o crescimento econômico”, diz.

O coordenador do Fórum, Ilso José de Oliveira, defendeu a gestão compartilhada para aumento da produtividade. “Nem sempre os vetores estão alinhados na mesma direção. Podemos aumentar muito o nível de sucesso dos projetos por meio da gestão compartilhada”, diz.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, um dos desafios do setor é unir os interesses. “A vocação maior da CBIC é a articulação dos diversos segmentos da construção, como interlocutora junto aos governos, agentes financiadores e entidades, contribuindo com propostas para a solução de problemas, tendo como interesse maior o desenvolvimento das empresas e do país”, diz.

O presidente do Fórum, Luiz Fernando Pires, reforçou sobre o tema. “O Fórum é um momento importante para trazer as pessoas para perto, porque ainda temos dificuldades em compartilhar. Somos concorrentes, mas ao mesmo tempo complementares”, lembrou.

Participaram das discussões, o consultor do Instituto Falconi professor Darci Prado e representantes da BH-Airport, VLI Logística, MIP Engenharia, M.Roscoe Engenharia e Construções, Reta EngenhariaNexa Resources e Vale.

Minascon – Teodomiro Diniz reforçou o convite para a próxima edição do Minascon, que ocorre de 25 a 27 de setembro, em Juiz de Fora (MG) e que terá como tema "Novas Tecnologias e a Reinvenção da Indústria”. O evento leva ao empresariado o que há de mais relevante no segmento, para o desenvolvimento da construção, como sustentabilidade, economia, legislação, além de inovação, tecnologia e tendências do setor.

Galeria

Últimas notícias

  1. Sindipan/JF é reconhecido como Entidade Benemérita

    Leia

  2. 24ª edição do Minas Trend já tem data marcada

    Leia

  3. “Instantes de Natal” com a Orquestra Jovem SESIMINAS

    Leia

  4. FIEMG Competitiva realiza entrega de relatório em Espinosa

    Leia

  5. Gestão ambiental de Minas Gerais na pauta da FIEMG

    Leia

  6. Empresas mineiras participam de capacitação para aumentar exportações

    Leia

  7. ABINEE realiza encontro de com associados

    Leia

  8. SESI Ipatinga é campeão em quatro categorias da Copa LIESPE 2018

    Leia