Notícias

IEL Minas fortalece parceria com Governo da Bahia para desenvolvimento territorial

Gerência de Projetos para Indústria apresentou o seu processo de captação de recursos em encontro técnico em Salvador

O coordenador da Gerência de Projetos para a Indústria, Thadeu Neves, participou no dia 11/7 de uma reunião técnica no Centro Administrativo da Bahia em Salvador/BA.

O encontro foi com o corpo técnico do Governo da Bahia que atua com desenvolvimento territorial para discutir temas inerentes à sua atuação e troca de experiências em temas como economia circular, desenvolvimento territorial, APL`s e Captação de Recursos para apoiar essas atuações.

Thadeu Neves, representando o IEL Minas, apresentou as parcerias e captações já realizadas pela entidade e o estágio atual com o processo de captação de recursos formalizado na área. Thadeu enfatizou que isso faz parte de estratégia de ser mais proativo nas captações usando como base as ações planejadas do Programa de Competitividade Industrial Regional - PCIR. Também foi apresentando conceitos e práticas, além de dicas e fontes para iniciar um trabalho estruturado de captação de recursos e parcerias.

Para Thadeu é interessante ver o quanto a atuação e a estratégia que a área vem adotando desde 2013 - de atuar com cadeias produtivas e com um conceito de desenvolvimento econômico mais amplo - está convergente com as discussões trazidas pela REDE SIST (UFRJ) e pela UFBA, referências no desenvolvimento territorial. "Dá mais ânimo pra seguirmos em frente”, ressalta  o coordenador da Gerência de Projetos para a Indústria. 

Esses encontros visam fortalecer a troca de experiências e a consolidação de novas parcerias, que é uma das estratégias de atuação da Gerência de Projetos para Indústria desde 2017, com o intuito de ampliar e consolidar a sua atuação no desenvolvimento regional e na competividade dos setores industriais e regiões dinamizadoras de Minas Gerais. A captação de recursos financeiros e a captação de parcerias técnicas, com intercâmbios como esse, são ferramentas essenciais para consecução do negócio da GPI e do próprio IEL.

"O encontro atendeu plenamente ao propósito de ampliar a discussão em torno do fomento ao desenvolvimento de arranjos produtivos e o financiamento de ações e do plano de desenvolvimento do coletivos. Com discussões sobre temáticas atuais e qualificada deu oportundade aos participantes entrar em contato com novos conceitos e ferramentas úteis para dar conta dos desafios principalmente da política de sistemas produtivos”, diz Hilceia Patriarca dos Santos, coordenadora Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

IMG-20180711-WA0007.jpg

Últimas notícias

  1. Minascon promove oportunidades de integração entre sindicatos

    Leia

  2. Organização pode manter competitividade da empresa

    Leia

  3. Compradores internacionais buscam fornecedores mineiros

    Leia

  4. CBH Rio das Velhas, FIEMG e Copasa discutem ações conjuntas para revitalização da bacia

    Leia

  5. Durante Minascon, Juiz de Fora será a capital do setor da construção no estado

    Leia

  6. Presidente da FIEMG e diretor da Cemig visitam Lab Truck em BH

    Leia

  7. Para o Brasil avançar, a Construção Civil precisa crescer

    Leia

  8. CIEMG realiza a Terça do Crédito

    Leia