Notícia

Indústria discute soluções criativas e inovadoras na área ambiental

Workshop realizado na FIEMG reúne indústrias e especialistas

O Sistema FIEMG realizou no dia 17/12, em sua antiga sede, o workshop Tecnologias Ambientais para a Indústria: soluções criativas e inovadoras. Para o engenheiro Mauro Carrusca, diretor da Carrusca Bussiness Innovation, que abriu os trabalhos, todos os dias pessoas e empresas precisam fazer diferente e inovar. “Somos uma sociedade em transição da era industrial para a digital. Vivemos em um mundo que mal poderíamos imaginar há 20 anos”, salientou.  Para o especialista, é essencial reconhecer e valorizar as pessoas, além de remunerar as boas ideias. “As empresas inovadoras retém seus talentos, cultivam relacionamentos internos e externos, possuem uma cultura e ambiente propícios à geração e aceitação de ideias que direcionam seus investimentos e a execução de sua estratégia”, diz. 

Carrusca explanou sobre as transformações tecnológicas e os impactos para os modelos de negócios e para o planeta. “O desafio é fazer isso de forma sustentável, e com o foco não só no produto, mas em toda a cadeia de valor”, ressalta. A velocidade das transformações é grande. “O acesso aos smartphones é apenas o começo do que está por vir. Já é possível sentir sabores pela internet, com um estudo da Universidade Nacional de Cingapura, que apresentou um protótipo que consegue induzir sensações primárias de salgado, doce, azedo e amargo”, exemplificou. 

Para Carrusca, rapidamente viveremos a “internet das coisas” que vai transformar o mundo e a forma com que as pessoas fazem negócios. “Isso mudará inclusive a forma de controle de resíduos. Podemos a partir de um componente prevenir um vazamento de um tubo, antes de um desastre. Prevenir ou impedir um incêndio, etc. A indústria precisa estar antenada para não perder esse bonde”, alerta. 

Como exemplo, ele citou um dos projetos vencedores do desafio proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre megadados: o Big Data Climate Challenge. Um sistema de monitoramento que fornece informações em tempo real sobre desmatamento nas florestas. Com ele, qualquer pessoa tem acesso à base de dados sobre perda e ganho de cobertura florestal desde 2000.    

A programação técnica do evento contou com palestras com temas como a incineração de resíduos industriais, tecnologia de termovalorização simultâneo ao tratamento térmico de resíduos (Termolix), mapeamento e inventário territorial em larga escala, tecnologia de tratamento de efluentes líquidos por meio de membranas e redução das perdas de água por evaporação em lagos e açudes. "Discutimos o tema anualmente e tentamos trazer os mais pertinentes e inovadores. Um dos destaques deste ano é a presença do Venture Capital como fomentador da Inovação em Meio Ambiente: Case do Fima (Fundo de Inovação em Meio Ambiente)", diz o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares.

 

Tecnologia-ambiental.jpg

Últimas notícias

  1. Negócios presentes e futuros entre Minas e Itália são tema de seminário na FIEMG

    Leia

  2. Sindimalhas-MG arrecada R$ 200 mil e 40 mil máscaras para atingidos pelas chuvas

    Leia

  3. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  4. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia

  5. Projeto Compre Bem FIEMG Virtual em parceria com a Vale tem mais de 200 empresas inscritas

    Leia

  6. FEMUR 2022 reúne lojistas de todo o Brasil e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  8. Ano começa com Índice de Confiança do Empresário Industrial em alta

    Leia