Notícia

Indústria discute soluções criativas e inovadoras na área ambiental

Workshop realizado na FIEMG reúne indústrias e especialistas

O Sistema FIEMG realizou no dia 17/12, em sua antiga sede, o workshop Tecnologias Ambientais para a Indústria: soluções criativas e inovadoras. Para o engenheiro Mauro Carrusca, diretor da Carrusca Bussiness Innovation, que abriu os trabalhos, todos os dias pessoas e empresas precisam fazer diferente e inovar. “Somos uma sociedade em transição da era industrial para a digital. Vivemos em um mundo que mal poderíamos imaginar há 20 anos”, salientou.  Para o especialista, é essencial reconhecer e valorizar as pessoas, além de remunerar as boas ideias. “As empresas inovadoras retém seus talentos, cultivam relacionamentos internos e externos, possuem uma cultura e ambiente propícios à geração e aceitação de ideias que direcionam seus investimentos e a execução de sua estratégia”, diz. 

Carrusca explanou sobre as transformações tecnológicas e os impactos para os modelos de negócios e para o planeta. “O desafio é fazer isso de forma sustentável, e com o foco não só no produto, mas em toda a cadeia de valor”, ressalta. A velocidade das transformações é grande. “O acesso aos smartphones é apenas o começo do que está por vir. Já é possível sentir sabores pela internet, com um estudo da Universidade Nacional de Cingapura, que apresentou um protótipo que consegue induzir sensações primárias de salgado, doce, azedo e amargo”, exemplificou. 

Para Carrusca, rapidamente viveremos a “internet das coisas” que vai transformar o mundo e a forma com que as pessoas fazem negócios. “Isso mudará inclusive a forma de controle de resíduos. Podemos a partir de um componente prevenir um vazamento de um tubo, antes de um desastre. Prevenir ou impedir um incêndio, etc. A indústria precisa estar antenada para não perder esse bonde”, alerta. 

Como exemplo, ele citou um dos projetos vencedores do desafio proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre megadados: o Big Data Climate Challenge. Um sistema de monitoramento que fornece informações em tempo real sobre desmatamento nas florestas. Com ele, qualquer pessoa tem acesso à base de dados sobre perda e ganho de cobertura florestal desde 2000.    

A programação técnica do evento contou com palestras com temas como a incineração de resíduos industriais, tecnologia de termovalorização simultâneo ao tratamento térmico de resíduos (Termolix), mapeamento e inventário territorial em larga escala, tecnologia de tratamento de efluentes líquidos por meio de membranas e redução das perdas de água por evaporação em lagos e açudes. "Discutimos o tema anualmente e tentamos trazer os mais pertinentes e inovadores. Um dos destaques deste ano é a presença do Venture Capital como fomentador da Inovação em Meio Ambiente: Case do Fima (Fundo de Inovação em Meio Ambiente)", diz o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares.

 

Tecnologia-ambiental.jpg

Últimas notícias

  1. Relação entre Covid-19 e doença ocupacional é abordada em Ciclo de Debates

    Leia

  2. Novas formas para financiamento de projetos da Indústria 4.0

    Leia

  3. FIEMG mobiliza indústrias do Vale do Aço no combate à pandemia

    Leia

  4. SESI Cultura promove cursos on-line

    Leia

  5. Últimos dias para se inscrever nos cursos da Escola SENAI para o Audiovisual

    Leia

  6. Nova lei de licitações e suas consequências para o setor produtivo

    Leia

  7. Brexit e as relações Brasil-Reino Unido

    Leia

  8. Copom anuncia elevação e Selic vai a 3,5% ao ano

    Leia