Notícia

Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

Fundador do Grupo Prime Holding recebe homenagem por pioneirismo e espírito empreendedor

Sebastião Jacinto Jr.

Idealizador, fundador e presidente da VMI Tecnologias, Otávio Viegas concluiu um sonho ao inaugurar, em Lagoa Santa, o maior complexo industrial de produção de equipamentos para diagnóstico por imagem através de radiação ionizante do hemisfério Sul. A título de Industrial do Ano 2018 que recebeu da FIEMG em solenidade do Dia da Indústria na Sala Minas Gerais, no dia 24 de maio, foi um reconhecimento a esse esforço empreendedor de Viegas, que fez das empresas do grupo Prime Holding destaques mundiais em seus segmentos. “Essa homenagem é estendida a todos os industriais mineiros, guerreiros na busca do desenvolvimento e da geração de empregos para o estado”, afirmou o agraciado.

O empresário iniciou essa trajetória quando fundou, em 1973, a ASSISTAM, voltada para a prestação de serviços de assistência técnica de equipamentos médicos e odontológicos em Belo Horizonte.

A ASSISTAM tornou-se, em dois anos, a maior empresa de assistência técnica de Minas Gerais. A partir daí, Otávio Viegas fundou a Bel Médica do Brasil, a Bel Eletrônica e, em 1985, decidiu criar uma grande indústria na área radiológica, dando início à concretização da VMI Indústria e Comércio Ltda.

Protagonista na implantação das Normas Técnicas no Brasil que permitiam a venda de seus produtos para o mercado externo, a VMI desenvolveu, sob o comando de Viegas, projetos pioneiros como um scanner de volumes denominado Espectro, destinado, inicialmente, para a detecção de metais em aeroportos; o primeiro gerador trifásico do país e um mamógrafo trifásico, entre outras tecnologias.

Dado o sucesso dos empreendimentos sob seu comando, Otávio Viegas abriu suas possibilidades de atuação no mercado e montou a Prime Holding, que gerencia um grupo de 14 empresas, entre as quais VMI Tecnologias, VMI Security, VMI Aeroportuária, VMI Corporation, Alfamed Sistemas Médicos, Serv Imagem Sistemas Digitais e Serviços Técnicos, Construtora Compor, CVM Empreendimentos e Global Trading.

Hoje, a VMI Security se destaca internacionalmente como uma das cinco principais empresas do segmento, sendo detentora do maior portfolio de produtos voltados para inspeção de volumes de pequeno, médio e grande porte. Atuando, inicialmente, em 41 países, a indústria recém-inaugurada da VMI Tecnologias, por sua vez, tem como missão e desafio maior voltar à liderança de mercado no Brasil.

Últimas notícias

  1. Empresas familiares e seus desafios

    Leia

  2. Câmara da Indústria de Obras recebe associação do Reino Unido que orienta empresas de energia

    Leia

  3. XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais

    Leia

  4. Grupo holandês anuncia ao Sinduscon-JF construção de fábricas no município

    Leia

  5. Atividade industrial avança em Minas no 1º semestre,  confirma INDEX da FIEMG

    Leia

  6. Câmara da Indústria Automotiva da FIEMG investe em reforçar pujança do setor no estado

    Leia

  7. Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

    Leia

  8. FIEMG Competitiva e Sinduscarne oferecem duas capacitações on-line

    Leia