Notícia

SindBebidas, FIEMG e SEBRAE lançaram marca coletiva das cervejas artesanais mineiras

Mondial de La Bière, um dos mais importantes eventos cervejeiros do país, contou com espaço dedicado às bebidas produzidas em Minas Gerais

Com uma produção mensal estimada em 2,1 mil litros e 90 empreendimentos registrados, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de cervejarias artesanais do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Diante desse mercado promissor e da qualidade das bebidas produzidas no estado, o SINDBEBIDAS em parceria com a FIEMG e SEBRAE Minas fará o pré-lançamento da marca coletiva das cervejas artesanais mineiras durante o Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais, que acontece de 5 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro.  

A marca Cervejas de Minas – Livres por Tradição vai identificar as cervejas artesanais mineiras, agregando valor, diferencial e garantia de origem às bebidas produzidas no estado. A criação da marca integra as ações para o fortalecimento e posicionamento estratégico do setor promovidas pelas instituições parceiras.

Além de serem feitas em estruturas e escalas menores do que as industriais, as cervejas artesanais têm como traço marcante a obediência à Lei da Pureza da Cerveja. A fabricação é feita com água, malte de cevada, fermento e lúpulo. A receita parece simples, mas envolve várias etapas, e a maneira como a bebida é processada influencia no sabor, no aroma e na aparência, gerando diversos tipos de cerveja. No caso das cervejas mineiras, outra característica marcante é a criatividade dos produtos, que já possui reconhecimento nacional e internacional.

É exatamente essa pureza, aliada ao sabor e à qualidade, que sete cervejarias artesanais mineiras irão apresentar este ano no Mondial de La Bière. Austen Cervejaria, Bruder, Engine, Falke Bier, Furst Bier, Prussia Bier e Vinil serão expostas e comercializadas entre as mais de 160 cervejarias e 1.500 rótulos de cervejas artesanais e premium.

O apoio às cervejarias mineiras faz parte do projeto Cerveja Artesanal da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que pretende fortalecer e aumentar a competitividade dos pequenos negócios mineiros ligados ao setor. A iniciativa promovida pelo SINDBEBIDAS, FIEMG e SEBRAE Minas inclui ações de acesso a mercados e iniciativas voltadas para a qualificação técnica, como capacitações e consultorias nas áreas de tecnologia de produção e de gestão. 

O projeto também possibilitou a criação de uma Central de Negócios, formada por 20 cervejarias, entre elas, as sete que estarão no Mondial. O objetivo da Central é, principalmente, aumentar o poder de barganha das empresas na compra de insumos, possibilitando a redução de custos.

 

Mineiras no Mondial

 

Austen Cervejaria - Vespasiano

Bruder - Ipatinga

Engine - Itabirito

Falke Bier - Ribeirão das Neves

Furst Bier - Belo Horizonte 

Prussia Bier - São Gonçalo do Rio Abaixo

Vinil - Nova Lima

 

Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais

DATA: de 5 a 9 de setembro

LOCAL: Pier Mauá – Rio de Janeiro /RJ

INFORMAÇÕES: www.mondialdelabiererio.com

Últimas notícias

  1. Seminário da Construção Civil será realizado na FIEMG

    Leia

  2. Capitólio sedia seminário cervejeiro

    Leia

  3. Governador Valadares recebeu a 1ª ExpoModa

    Leia

  4. Mobilização do setor empresarial contra criação de novo imposto na capital é destaque na imprensa

    Leia

  5. Confiança dos empresários da construção avança pelo terceiro mês seguido

    Leia

  6. Empresários mineiros visitam fábrica da Ford em SP

    Leia

  7. Empresas de metalmecânico do Vale do Aço participam de rodadas de negócios na Expocigra FIEMG

    Leia

  8. 30 anos da Constituição Federal é tema de seminário na FIEMG

    Leia