Detalhe

Minascon promove discussão sobre competitividade do setor da construção

Competitividade do segmento frente a outros setores industriais será tema de palestra magna do evento

Com uma programação diversificada, o Minascon 2018 acontece em Juiz de Fora, entre os dias 25 e 27 de setembro, no Trade Hotel, e atenderá aos vários segmentos que compõem a cadeia da construção, unindo conhecimento técnico, negócios e um concurso acadêmico. Neste ano, a programação contempla congressos técnicos, painéis temáticos, workshops, seminários e palestras que integram quase 20 temáticas diferentes. Um dos destaques do evento é a palestra magna do professor da Universidade Federal de São Carlos e Professor na Escola Politécnica da USP, Luiz Henrique Ceotto, no dia 25/09. O especialista abordará temas importantes para a construção, como o atual quadro comparativo do setor com outros setores industriais brasileiros, além de reflexões sobre como a inovação, tecnologia, mudanças no ambiente de negócios brasileiro e a urgente formação de líderes no setor podem influenciar positivamente a competitividade do setor construtivo.

“Erroneamente, pensamos que nosso país não possui tecnologia de ponta na construção e não está inserido no contexto da inovação ou indústria 4.0, por exemplo. O problema é justamente oposto, temos acesso a essas tecnologias, mas não estamos culturalmente preparados para usufruir de todas elas da melhor forma”, aponta Ceotto. Ele ainda completa, “temos um quadro de empresas que mal passaram da indústria 1.0 e querem saltar para a 4.0 sem preparação e é isso que queremos demonstrar fazendo um paralelo com outros setores, principalmente o automotivo”, finaliza.

O palestrante

Engenheiro, Luiz Henrique Ceotto, dirige a empresa de consultoria em produtividade TECNOENG Consultoria Empresarial Ltda e a startup Urbic_Inc., especializada em construções habitacionais industrializadas. Foi responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil pela Tishman Speyer Properties, até março de 2017. Antes de ingressar na Tishman Speyer, passou mais de 20 anos liderando as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico da Encol S/A e na Construtora Inpar. Na área acadêmica, ministrou cursos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, e é professor visitante da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Publicou vários artigos e dois livros sendo um sobre produção de fachadas e outro sobre custos. É formado em Engenharia Civil na Universidade de Brasília, possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP e possui o Executive Certificate in Strategy and Innovation – Sloan School of Management, no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Abertura oficial do Minascon 2018 

Palestra Magna: "A indústria 4.0 e o futuro da construção"
Palestrante: Luiz Henrique Ceotto, professor da Universidade Federal de São Carlos e da Escola Politécnica da USP
Inscrições: https://www.hbatools.com.br/Minascon-2018__146

Últimas notícias

  1. CIEMG orienta empresas sobre Tratamentos Tributários Setoriais

    Leia

  2. Empresas de Uberaba recebem capacitação em modelagem

    Leia

  3. Industriais de Santa Luzia se mobilizam pelo SESI e SENAI

    Leia

  4. Confiança do empresário melhora, mas segue em patamar baixo

    Leia

  5. Gigante italiana, Enel, participa do Projeto Forte

    Leia

  6. SESI promove Circuito Saúde durante Superminas 2018

    Leia

  7. FIEMG cria o Conselho da Micro e Pequena Empresa

    Leia

  8. Conecta Vale do Aço discutirá Gestão de Pessoas, Inovação e Segurança

    Leia