Notícias

P7 Criativo sedia encontro preparatório para o SXSW

Evento é um dos mais importantes da economia criativa no mundo

O Sistema FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), e a Apex-Brasil promoveram no dia 10/11, no P7 Criativo, o SXSW – Road Show, evento que visa esclarecer cada detalhe do South by Southwest (SXSW), maior Festival de convergência e economia criativa do mundo,  que acontece em Austin, nos EUA, em março do próximo ano. 

Empresários ligados às áreas de tecnologia, inovação, indústria fonográfica, audiovisual, música, moda, gastronomia e saúde estiveram presentes na iniciativa que apresentou os diferenciais da próxima edição do SXSW, além do apoio dado pela Apex de incentivo à participação de empresas brasileiras. Considerado um dos mais importantes encontros para os segmentos de Economia Criativa e Tecnologia do mundo, o South by Southwest já teve entre todas as suas edições o lançamento de empresas como Facebook, Twitter, Foursquare, Uber e AirBnB. 

Na última edição da feira, aproximadamente 420 mil pessoas estiveram no encontro - sendo 1153 brasileiros,  2ª maior delegação estrangeira  do evento, perdendo apenas para o Reino Unido, além da maior delegação da história do Brasil, desde o início da participação do país em 2014. No total, 68 empresas brasileiras integraram a delegação organizada pela Apex-Brasil e tiveram a chance de participar de rodadas de negócios e expor produtos, serviços e tecnologias inovadoras no Trade Show. O resultado deve chegar a US$ 37 milhões em negócios até o próximo ano.

As empresas terão acesso a plataformas organizadas pela Agência para realização de negócios e prospecção de oportunidades, investimentos e parcerias. Serão seis plataformas formatadas para atender a diferentes maturidades exportadoras e distintos objetivos.

Além disso, foram apresentadas aos empresários as plataformas de inserção aos negócios de acordo com o perfil e grau de cada maturidade de cada empresa, o Platinum Connection,  Silver Connection e o Gold Connection.

Segundo o superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG e presidente da associação P7 Criativo, Paulo Brant, a economia criativa é um dos trunfos de Minas Gerais. “Temos no estado um ecossistema de inovação robusto. Possuímos talento, mercado e conexão entre agentes públicos e privados. Sendo assim, buscamos sempre facilitar o acesso de mais oportunidades para nossos empresários, sindicatos e nossa população à medidas de incentivo à essa nova indústria e à economia criativa,” comentou.

O representante do Itamaraty em Minas Gerais responsável pela área de inovação, Juliano Alves Pinto, destacou que o SXSW é o principal evento da economia criativa no mundo. Segundo ele, o estado apresenta destaque no país quando o assunto é inovação e tecnologia, e que a oportunidade de se mostrar a economia criativa mineira para o mundo é uma oportunidade ímpar.

Já a coordenadora do CIN, Miriam Moraes Euclides, apresentou aos empresários da economia criativa os produtos do Centro como o Ata Carnet e o Indústria Global, programa que busca habilitar as empresas no processo de expansão internacional, em países estratégicos, gerando ganhos de competitividade, acesso a novas tecnologias e conquista de novos mercados.

Galeria

Últimas notícias

  1. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  2. AGENDA: Conheça os eventos da semana no Sistema FIEMG

    Leia

  3. Um bate-papo sobre música clássica

    Leia

  4. WorldSkills: Competidor de MG representará o Brasil no mundial

    Leia

  5. Rubens Menin é eleito Empreendedor Global de 2018 pela EY

    Leia

  6. Sindinova promove rodada de negócios

    Leia

  7. Lei anticorrupção é tema de encontro da ADCE

    Leia

  8. APL Vale do Aco apresenta oportunidades para desenvolvimento de engenharia

    Leia