Notícias

P7 Criativo sedia encontro preparatório para o SXSW

Evento é um dos mais importantes da economia criativa no mundo

O Sistema FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), e a Apex-Brasil promoveram no dia 10/11, no P7 Criativo, o SXSW – Road Show, evento que visa esclarecer cada detalhe do South by Southwest (SXSW), maior Festival de convergência e economia criativa do mundo,  que acontece em Austin, nos EUA, em março do próximo ano. 

Empresários ligados às áreas de tecnologia, inovação, indústria fonográfica, audiovisual, música, moda, gastronomia e saúde estiveram presentes na iniciativa que apresentou os diferenciais da próxima edição do SXSW, além do apoio dado pela Apex de incentivo à participação de empresas brasileiras. Considerado um dos mais importantes encontros para os segmentos de Economia Criativa e Tecnologia do mundo, o South by Southwest já teve entre todas as suas edições o lançamento de empresas como Facebook, Twitter, Foursquare, Uber e AirBnB. 

Na última edição da feira, aproximadamente 420 mil pessoas estiveram no encontro - sendo 1153 brasileiros,  2ª maior delegação estrangeira  do evento, perdendo apenas para o Reino Unido, além da maior delegação da história do Brasil, desde o início da participação do país em 2014. No total, 68 empresas brasileiras integraram a delegação organizada pela Apex-Brasil e tiveram a chance de participar de rodadas de negócios e expor produtos, serviços e tecnologias inovadoras no Trade Show. O resultado deve chegar a US$ 37 milhões em negócios até o próximo ano.

As empresas terão acesso a plataformas organizadas pela Agência para realização de negócios e prospecção de oportunidades, investimentos e parcerias. Serão seis plataformas formatadas para atender a diferentes maturidades exportadoras e distintos objetivos.

Além disso, foram apresentadas aos empresários as plataformas de inserção aos negócios de acordo com o perfil e grau de cada maturidade de cada empresa, o Platinum Connection,  Silver Connection e o Gold Connection.

Segundo o superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG e presidente da associação P7 Criativo, Paulo Brant, a economia criativa é um dos trunfos de Minas Gerais. “Temos no estado um ecossistema de inovação robusto. Possuímos talento, mercado e conexão entre agentes públicos e privados. Sendo assim, buscamos sempre facilitar o acesso de mais oportunidades para nossos empresários, sindicatos e nossa população à medidas de incentivo à essa nova indústria e à economia criativa,” comentou.

O representante do Itamaraty em Minas Gerais responsável pela área de inovação, Juliano Alves Pinto, destacou que o SXSW é o principal evento da economia criativa no mundo. Segundo ele, o estado apresenta destaque no país quando o assunto é inovação e tecnologia, e que a oportunidade de se mostrar a economia criativa mineira para o mundo é uma oportunidade ímpar.

Já a coordenadora do CIN, Miriam Moraes Euclides, apresentou aos empresários da economia criativa os produtos do Centro como o Ata Carnet e o Indústria Global, programa que busca habilitar as empresas no processo de expansão internacional, em países estratégicos, gerando ganhos de competitividade, acesso a novas tecnologias e conquista de novos mercados.

Galeria

Últimas notícias

  1. Câmara Portuguesa de Minas Gerais homenageia executivo da EBC

    Leia

  2. Índice de Atividade da Construção Mineira supera média histórica

    Leia

  3. Boas perspectivas para empresas mineiras na Alemanha

    Leia

  4. Empresários mineiros da panificação marcam presença em convenção da ABIP no ES

    Leia

  5. FIEMG apoia lançamento da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa em Belo Horizonte

    Leia

  6. Nova diretoria do SIPROCIMG toma posse em evento na FIEMG

    Leia

  7. Evento no P7 Criativo mostra que empresas não devem impor regras às startups

    Leia

  8. FIEMG abraça Campanha de Associativismo 2017

    Leia