Notícia

Programa Mineiro de Simbiose Industrial: 405 oportunidades de negócios

Workshop no CIEMG reuniu empresas para negociação de resíduos e recursos

O Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI) da FIEMG abriu 405 novas oportunidades de negócios para oferta ou aquisição de resíduos durante o workshop “Conectando Empresas, Criando Oportunidades”, realizado no CIEMG, no dia 17/03.

O evento contou com a participação de 24 indústrias de alimentação, equipamentos elétricos, metal-mecânica e saneamento, entre outros setores. 

Além de compartilhar experiências, ideias e promover novos negócios de resíduos, que, no processo de reutilização, são matéria-prima para outros produtos, o PMSI estimula a redução de gastos e a melhoria na gestão. 

Concebido para reunir empresas que demandam ou têm a oferecer resíduos de processos dos mais diversos segmentos, o programa foi criado em 2009 e reúne hoje mais de 2.500 empresas. Participam também indústrias que tenham a oferecer recursos e tecnologias ociosas ou disponíveis como água, energia elétrica, tratamento de efluentes, logística e perícia até espaço físico.

Ao estabelecer a conexão entre quem oferece um recurso e quem o procura, o PMSI não só coloca em contato, mas também "norteia e incentiva as indústrias para a correta destinação de resíduos”, explica Ghilherme Zanforlin. analista ambiental que conduziu o workshop. Foi o caso da Top Mix Engenharia e Tecnologia de Concreto que, nesse encontro, negociou a venda de resíduos de concreto de caminhões betoneiras para a Minas Organic que, por sua vez, vai usar o material para a pavimentação de pátios na sede da empresa.

Facilitar contatos e convergir interesses foi um dos pontos destacados por Anita Chequer, da Reciclagem Santa Maria, sobre a iniciativa. Sua prioridade é a aquisição de resíduos de madeira para a produção de biomassa e geração de vapor nas indústrias. Mas, o workshop foi também uma oportunidade para a empresa exercer a responsabilidade social, ao fazer uma doação de resíduos de tecido e couro de bancos de carro. Quem recebeu a oferta foi o Projeto Fred, entidade social que promove cursos e oficinas para a fabricação de tapetes que são comercializados e geram renda para famílias de baixa renda em comunidades de Contagem.

Empresas que se interessarem em participar do PMSI podem entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente da FIEMG: (31) 3263-4511, ou e-mail: gzanforlin@fiemg.com.br.

Galeria

Últimas notícias

  1. 8 razões para fazer um curso técnico

    Leia

  2. Cadeia produtiva do plástico é a primeira a ser trabalhada pelo FIEMG Social

    Leia

  3. Alterações na Legislação Trabalhista serão esclarecidas em Ipatinga

    Leia

  4. Interlocução pelo desenvolvimento de Minas Gerais

    Leia

  5. Entenda sobre o curso técnico EAD que prepara o profissional para garantir a qualidade dos processos industriais

    Leia

  6. Confiança do empresário é instável em 2019

    Leia

  7. Entenda sobre o curso EAD Técnico em Vestuário

    Leia

  8. Por que você deve fazer um curso EAD?

    Leia