Notícias

Projeto Identidade: resultados superam expectativas

Trabalho de posicionamento de mercado teve início em 2015 e contou com a participação de 29 empresas

Gratidão. Este foi o sentimento vivenciado ontem pelos donos de empresas do setor de joias e bijuterias participantes do Projeto Identidade, que teve sua conclusão no dia 09/05, na sede do SINDIJOIAS Ajomig.

“Sou muito grata por ter participado desse projeto e a todos os que se empenharam em nos ajudar”, disse Cláudia Santana Lima, da Cerra D’ouro. Ela entrou na segunda fase do projeto e viu uma grande mudança de visibilidade para a marca. “Foi incrível como a marca cresceu. Trabalhamos o designer e o nosso posicionamento. Como resultado, fizemos parte de um editorial da (revista) Vogue de Londres e um museu da Alemanha entrou em contato conosco para participar de uma mostra”, conta Cláudia.

Nesta última etapa, as empresas trabalharam o branding e o posicionamento de mercado. O processo contemplou inclusive a mudança das logomarcas, já que muitas, além de inadequadas, não mais representavam o momento atual das empresas. Algumas tiveram também uma alteração no nome, como o caso da Claudia Marisguia Bijoux, que agora passa a se chamar Marisguia. “No processo de branding, foram estudados vários casos para o posicionamento da marca, inclusive a mudança do próprio nome”, conta Nívea Marisguia, uma das donas da empresa. “Já era uma vontade nossa de mudar, de dar uma modernizada. O nome Marisguia é muito forte e conhecido do público. Mas ainda assim, não era uma coisa que podíamos fazer da noite pro dia, tinha que ser pensado, planejado e dentro de uma estratégia. Mas com o trabalho e a consultoria da Márcia, tivemos o respaldo e a certeza de que estávamos fazendo a coisa certa”, ela explica.

Nívea cita o trabalho de Márcia Croce, consultora do setor joalheiro, que acompanhou e monitorou junto às empresas todo o projeto, que se iniciou em 2015. Márcia ficou muito impressionada com os trabalhos apresentados e ressalta o comprometimento das empresas para um resultado tão positivo. “Foi um projeto grande e difícil, de reestruturação, que envolve uma mudança quase que radical para as empresas. Um novo modo de pensar, de agir, de mudar a cultura”, ela conta. “Espero que seja uma ferramenta para que possam crescer ainda mais. Eu fiquei muito feliz por ter feito parte desse projeto e aprendi muito também”, analisa.

O Projeto Identidade começou em 2015 e foi realizado em três etapas: A descoberta do DNA mineiro, analisando onde e em que contexto elas estão inseridas; a descoberta do DNA da empresa, de estudar o produto e o valor agregado; e o terceiro, o trabalho de branding e mercado.

Para Lázara Design, que está no projeto desde o início, a mudança foi radical, até pelo perfil de Lázara, dona da empresa que leva seu nome. Antes de ir para o design, ela se formou em economia e trabalhou no setor bancário por muitos anos. “Aprendi a desenvolver, criar, pesquisar e a planejar também. Não tem jeito de fazer uma coleção sem pensar na estratégia”, fala. Sobre a experiência, ela conta que o processo de mudança é contínuo, um dia de cada vez. “Minha empresa hoje é praticamente outra, mas é um passo a passo e o aprendizado é diário”, conclui.

Ao todo, 29 empresas participaram do projeto, realizado pelo Sindijoias Ajomig com o apoio do SEBRAE Minas e o IBB – Instituto By Brasil. Manuel Bernardes, presidente do SINDIJOIAS, faz um balanço de todo o projeto: “Foram três anos trabalhando a mudança de cultura das empresas, vivenciando dificuldades em momentos distintos. Foi preciso que todas elas devotassem energia no projeto e acreditassem nas mudanças. Uma mudança de identidade não é fácil, mas elas se empenharam e o resultado superou as expectativas”, analisa.

O próximo passo é trabalhar a questão digital das empresas. “Estamos passando por um momento de transformação digital, e a adequação dos processos para um mundo cada vez mais digitalizado é um caminho natural e sem volta”, conclui.

 

Para saber mais sobre o Projeto:

Identidade Minas – Fabricantes lançam 1ª coleção de bijus e joias durante o 18º Minas Trend Made in Minas

Exposição Made in Minas inaugura galeria SEBRAE Minas

“Projeto Identidade - Made in Minas” dá força a marcas mineiras

 

 

 

 

Galeria

Últimas notícias

  1. Empresários têm mais facilidade para investir em inovação

    Leia

  2. Presidente da FIEMG comenta sucessão presidencial em matéria da Folha de São Paulo

    Leia

  3. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina amanhã

    Leia

  4. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  5. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  6. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  7. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  8. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia