Notícia

Relevância do custo da energia elétrica para o setor industrial

Assunto foi debatido no Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE)

O Sistema FIEMG participou nesta quarta-feira, dia 7/08, da 35ª edição Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), realizado no Expominas, em Belo Horizonte.  A assessora-executiva de energia, Tânia Mara Santos, e a gerente de economia da entidade, Daniela Britto, apresentaram o “Panorama Mineiro do Setor Elétrico e a Indústria”.

Daniela Britto mostrou a relevância do valor da energia para o setor industrial. “É muito relevante na competividade e produtividade industrial. O custo da energia representa de 30% a 42%, para alguns segmentos, do total da produção”, afirma.

A economista expôs alguns dados de Minas Gerais. O estado é o 3º maior PIB do Brasil, com R$598,3 bilhões (2018), o PIB Industrial é de R$135,2 bilhões (2018), sendo 10,7% na participação nacional e conta com mais de 1 milhão de trabalhadores na indústria. Atualmente o estado abriga cerca de 60 mil empresas industriais. O setor é o maior consumidor de energia no Brasil, com aproximadamente 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%. Em Minas Gerais não é diferente. Em 2018, a indústria representou 40,6% da venda para consumidores finais da Cemig.

O Sistema FIEMG conta com uma estrutura especializada para auxiliar as indústrias mineiras em tudo relacionado à área de energia, em Minas Gerais e no Brasil. Tânia Mara apresentou as ações da Câmara de Energia da entidade e da assessoria executiva de energia para apoiar na identificação de oportunidades de investimentos em geração (hídrica, eólica, solar, biomassa), transmissão (leilões do governo) e de distribuição de energia, principalmente na área de inovação tecnológica, eficiência energética e de geração distribuída; modelagens de negócios em energia que visem à redução dos custos e aumento da competitividade da indústria e oportunidades de proposições de alterações regulatórias e legais em defesa da indústria.

“A FIEMG assessora, apoia e orienta os sindicatos empresariais e a indústria, propondo modelagens de negócios para redução de custos com energia, aumentando a competitividade, atraindo investimentos para o estado”, ressalta Tânia Mara. Ela ressalta que é possível um desconto de até 30% na conta de energia, sem nenhum investimento.

CINASE

Belo Horizonte recebeu, nos dias 7 e 8/08, o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), evento itinerante organizado pela Editora Atitude Editorial e Revista O Setor Elétrico, que reuniu toda a cadeia de energia elétrica do estado, levando temas técnicos e novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o mercado do setor. Com o lema “Uma viagem pelas instalações elétricas", o evento acontece em diferentes estados brasileiros pelo menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas agregadas ao conhecimento que cada estado pode oferecer. A etapa de Belo Horizonte, a 35ª edição do evento, contou com a presença de aproximadamente 10 especialistas do setor, profissionais locais e da indústria, ministrando cerca de 40 palestras nos dois dias do evento.

 

Galeria

Últimas notícias

  1. Sinduscon-MG oferece cursos e palestras on-line para profissionais da construção civil

    Leia

  2. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  3. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  4. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  5. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  6. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  7. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  8. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia