Notícia

SENAI-MG desenvolve o “Aprendendo com a Indústria”

Curso segue a metodologia da SAGA SENAI de Inovação e visa o desenvolvimento de soluções para a indústria a partir de demandas reais

O SENAI-MG está desenvolvendo, em parceria com o SENAI Departamento Nacional, por meio do ensino a distância, o curso Aprendendo com a Indústria. O objetivo do curso de aperfeiçoamento profissional é desenvolver comportamento sistemático, criativo e empreendedor para o planejamento e execução de projetos de inovação, alinhados com as necessidades da indústria, mercado e consumidores.

A partir de uma trilha baseada em competências socioemocionais e técnicas, referente à inovação e o Designer Thinking, os empregados devem ser capazes de propor soluções inovadoras e viáveis a partir de demandas internas ao qual foram desafiados.

A capacitação conta com uma turma piloto, desde setembro, de representantes das empresas CNH e VLi. O curso segue a metodologia da SAGA SENAI de Inovação, que é baseada no desenvolvimento de soluções para a indústria a partir de uma demanda real. 

"Nesse curso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências para criar soluções por meio de metodologias inovadoras com foco na aprendizagem colaborativa, no aprender baseado em problemas e no uso de novas tecnologias que integrem a teoria com a prática”, explica Graziele Magalhães, analista de projetos educacionais que acompanha o projeto.

Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para Indústria do SENAI-MG, conta que a SAGA SENAI de Inovação é uma metodologia que proporciona aos alunos conhecimentos na área de inovação. Segundo Aloysio, Minas Gerais é referência nesta metodologia e o SENAI Departamento Nacional colocou o “desafio” de construir um treinamento premium, com alto valor agregado, utilizando essa metodologia, para a indústria. “Nos apropriamos desta metodologia de inovação em nossos cursos e tem dado bons resultados”, pontua.

Ana Karolina Guimarães Ferreira, participante da capacitação e empregada da empresa CNH, reforça o quanto o curso tem sido importante para uma mudança do seu olhar para o processo de criação. “A capacitação mexeu com a nossa forma de pensar, planejar, agir e executar com outra visão os desafios do dia a dia dentro da empresa", conclui.

O curso Aprendendo com a Indústria, que poderá ser ofertada no próximo ano para todo o país, pretende gerar soluções que serão apresentadas como propostas de melhorias para possíveis implantações no ambiente industrial dos participantes.

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

    Leia

  5. Empresas da Grande BH reúnem-se com CEMIG para discutir atendimento no período chuvoso

    Leia

  6. FEMUR 2022 é aberta em Ubá e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  8. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia