Notícia

Sindicatos debatem ambiente que cerca os negócios

Tema mobiliza 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças, realizado na FIEMG

Presidentes de Sindicatos das Indústrias Química e Farmacêutica, Adubo, Plástico, Explosivos e Borrachas reuniram-se no dia 25/07, na FIEMG, em Belo Horizonte, no 3º Intercâmbio Setorial de Lideranças. O projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI), implementado no estado pela FIEMG, por meio da Assessoria de Relações Sindicais (ARS), tem por objetivo principal contribuir para o fortalecimento dos sindicatos.

Em pauta, cenários setoriais da indústria e propostas concretas que possam melhorar o ambiente de negócios. O debate foi aberto pela superintendente da ARS, Maria Rita Santana, e mediado pelo professor Marcos Fábio Ferreira, sócio-diretor da Formatar Consultoria Empresarial Ltda. Ele falou sobre “Os Desafios de se Empreender no Brasil”. Para Maria Rita, a troca de experiências é essencial na busca de alternativas para alavancar os negócios.

Marcos Fábio fez um balanço dos setores. Entre os desafios do setor de Explosivos, por exemplo, ele enfatizou a necessidade de modernização de parques industriais, melhoria dos processos de gestão da produção, além de promoção de inovação tecnológica.

O encontro contou com o assessor da Presidência da FIEMG, Sérgio Araújo, e a gerente de Relações Trabalhistas da entidade, Verônica Flecha de Lima. Ela falou sobre o impacto da Reforma Trabalhista - aprovada pelo Congresso e sancionada recentemente pelo presidente Michel Temer – para os Sindicatos abordando, principalmente a questão da Contribuição Sindical, que passará a ser facultativa, ressaltando a importância de o sindicato ser reconhecido pelo setor.

A mesa de debates foi composta por presidentes de Sindicatos da Indústria dos setores, entre eles, Carlos Mário de Moraes (Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais), Henrique Nehrer Thielmann (Sindicato Intermunicipal da indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora), Jorge Filho Lacerda (Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais), Roland Von Urban (Sindicato das indústrias de Artefatos de Borracha no Estado de Minas Gerais), e Delvaníria dos Reis Pires Rezende (Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos de Uberaba).

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia Renovável será tendência nos próximos anos

    Leia

  2. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  3. Associativismo é destaque no balanço da indústria da Zona da Mata

    Leia

  4. Conselho Tributário discute exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

    Leia

  5. FIEMG Regional Sul alerta sobre plano diretor de Varginha

    Leia

  6. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  7. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia

  8. FIEMG recebe visita do novo presidente da Agência Nacional de Mineração

    Leia