Notícia

Universitários mineiros têm a oportunidade de realizar projetos para a AIRBUS

Aproximação entre a universidade e indústria faz parte de ação do PROCOMPI Metalmecânico de Itajubá

Estudantes e coordenadores do curso de engenharia da UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá tiveram a oportunidade de conhecer o desafio “Fly Your Ideas”, um concurso realizado pela Airbus, com o apoio da UNESCO, aberto para participantes do mundo inteiro, com o foco em promover soluções em inovação para o setor aeroespacial.

O Fly Your Ideas foi apresentado pelo gerente de projetos da Helibras, Renan Lima. A competição vai premiar as melhores ideias desenvolvidos por alunos universitários nos temas: Eletricidade, Data Center, Segurança Online, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. Os projetos selecionados devem ser realizados em dois anos e terão suporte técnico dos engenheiros da Airbus e Helibras. A premiação é de 45 mil euros. Todos os projetos devem ser aplicáveis ao setor aeroespacial.

De acordo com Pedro Casasanta, analista de projetos da FIEMG, além da aproximação entre indústria e universidade que o desafio proporciona, é uma grande oportunidade para os alunos, já que terão a chance de ver um projeto realizado por eles sendo apoiado por uma empresa referência no setor, que é a Airbus e ter suas ideias aplicadas em soluções para a indústria. "Esperamos que muitos projetos sejam apresentados e que as ideias possam ser materializadas pelas indústrias locais. Outras inciativas serão mapeadas.”  Afirma o analista.

O encontro foi promovido pelas empresas participantes do Projeto PROCOMPI Metalmecânico de Itajubá e conta com o apoio do SIMMMEI, SEBRAE MG e Prefeitura de Municipal. A principal finalidade dessa ação é aproximar a universidade com a indústria. “Foi uma ótima interação com a universidade e também com os alunos, que já fazem projetos na área de tecnologia e inovação”, afirma William Wanaguidawa, da Sensymed Equipamentos Médicos LTDA, integrante do PROCOMPI.  Para o programa, os principais ganhos dessa aproximação são acesso às principais linhas de pesquisa, desenvolvimento de produtos, mão de obra capacitada e pesquisa aplicada a novos projetos.

O PROCOMPI é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias

  1. SINDIJOIAS realiza o curso Aperfeiçoamento Profissional Soldagem em Bijuterias

    Leia

  2. Áreas e produtos do Sistema FIEMG são temas de encontro

    Leia

  3. Grupo Dimep e Modulus One apresentam soluções de gestão

    Leia

  4. Conselho de Infraestrutura propõe projetos para alavancar economia mineira

    Leia

  5. Indústria mineira vê como positiva proposta de “Nova Previdência”

    Leia

  6. Inscrições para o SESI Música são prorrogadas

    Leia

  7. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  8. Confiança do empresário marca 63,5 pontos em fevereiro

    Leia