Campanha de Vacinação

Contra o arrependimento, não existe vacina.

SA0001_18BJ_BannerProduto-VACINA-O.png

Não podemos permitir que doenças como o sarampo, pólio, rubéola, caxumba e coqueluche voltem a circular e até matar, trazendo muito sofrimento para a vida das nossas crianças e suas famílias.

O SESI tem compromisso com a saúde dos profissionais da indústria e da sociedade. Por isso, une forças ao Ministério da Saúde para reforçar a campanha de vacinação e promover mais qualidade de vida a todos. 

Proteja-se! Afinal, contra o arrependimento, não existe vacina. #VacinarÉProteger

Quer conhecer a campanha? Acesse aqui.

 

icon_vac.jpg

Conheça algumas doenças previníveis por vacinação:

Poliomielite  

Doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita geralmente nas pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.

Coqueluche   

Também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.

Sarampo  

Causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. A doença é transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarreias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

Caxumba

Doença viral, transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e sub-mandibulares). O maior perigo é a caxumba “descer”, isto é, causar inflamação dos testículos principalmente em homens adultos, que podem ficar sem poder ter filhos depois da infecção. Também pode causar inflamação dos ovários, nas mulheres, e meningite viral.

Rubéola

É uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que atinge principalmente crianças e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço, se espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.

 

Fonte: Blog da Saúde (Ministério da Saúde) 



Confira o Calendário Básico de Vacinação:

calendario.jpg

 

Fake-News.jpg

Com saúde não se brinca. Diga não às fake news!

Não se engane com falsas informações, as chamadas fake news! Esclareça suas dúvidas somente com fontes oficiais, como o Ministério da Saúde. Não use as redes sociais ou seu celular para compartilhar boatos que possam trazer prejuízos irreversíveis à saúde de todos.

  

Não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS.

São 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação. 

Mantenham o cartão de vacinas atualizado!

Ze-Gotinha.png



icon_vac.jpg

Acesse aqui e leia mais sobre outras doenças preveníveis por vacina.