FIEMG 87 anos - anos 2000

MUNDO - O terror assombra o mundo. Em 2001, atentado terrorista ao World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, mata 2.973 pessoas. Começa a caçada a Bin Laden, que só terminaria 10 anos depois. Em 2009, Barack Obama toma posse como Presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro negro a ocupar esse cargo. 

BRASIL - A década foi de crescimento econômico para o Brasil, alicerçado pela estabilidade do Plano Real e a continuidade da política econômica do governo Lula, eleito em 2002 e reeleito em 2006. Em Minas, eleito Governador do Estado em 2002, Aécio Neves implementa o Choque de Gestão. É a década do PT no comando nacional. Em 2010, Dilma Roussef torna-se a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. As políticas sociais implementadas fazem emergir uma nova classe média no país. 

FIEMG

2000 - Parceria entre a FIEMG e a Assembleia Legislativa e Governo de Minas na implementação do Código de Defesa do Contribuinte de Minas.

2003 - Lançamento do Programa Estrada Real, em São João del-Rei. No ano seguinte, a “Estrada Real” foi tema da escola de samba Mangueira.

2004 - Minas Gerais sedia a Olimpíada Nacional do Conhecimento/SENAI, e recebe visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 2006 - Lançamento do Programa Escola Móvel SESI/SENAI, uma escola itinerante que percorre todo o estado de Minas Gerais levando oportunidade de capacitação para os cidadãos mineiros, de forma rápida e descomplicada, com o objetivo de formar mão de obra para a indústria e propiciar meios de geração de renda.

2007 - Fundado o Instituto Minas Pela Paz, iniciativa da FIEMG e do Conselho Estratégico, em parceria com o governo do estado.