FIEMG 87 anos - Década de 2010

MUNDO - A crise econômica mundial atinge a Europa e chega até aos Estados Unidos. Uma onda migratória leva milhares de refugiados a buscarem refúgio nos países da União Europeia. A Primavera Árabe e o Estado Islâmico se tornam os assuntos mais comentados e difundidos, não só por sua importância histórica como pela popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets que passaram a facilitar a comunicação no mundo. 

Em 2016, o apresentador de um reality americano, Donald Trump, aos 70 anos de idade, toma posse da presidência dos Estados Unidos. 

BRASIL - Desde 2012, com a desvalorização da moeda nacional, a economia brasileira passou a dar sinais de que era preciso ficar atento às condições do desempenho econômico, de infraestrutura e da eficiência dos programas desenvolvidos. O Brasil entra em uma fase onde se destacam a crise hídrica e energética, queda dos investimentos, elevação da inflação e do desemprego. 

Em 2016, um fator político movimenta ainda mais a economia brasileira: O impeachment da presidente Dilma Rousseff, o segundo da história do país.

FIEMG

2010 - Lançamento do programa Minas Sustentável, criado para ajudar a indústria mineira a adotar processos produtivos mais sustentáveis e produzir com mais qualidade, respeitando o meio ambiente e apoiando o desenvolvimento social. Uma nova filosofia de gestão, que alia processos produtivos baseados na otimização de resultados econômicos, ambientais e sociais.

2011 –  A FIEMG se comove com o falecimento do ex-vice-presidente do Brasil e ex-presidente e da Federação mineira, José Alencar Gomes da Silva, no dia 29 de março de 2011.

–  Assinado convênio de cooperação técnica entre o Governo de Minas – CETEC e o SENAI MG para atendimento ao setor industrial e empresarial por meio do desenvolvimento tecnológico.

– Lançamento do Projeto Rotas para o Futuro, com apoio do Sebrae Minas, que abordou temas relevantes para o fortalecimento da indústria mineira, entre eles, Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e o eSocial. Foram realizadas palestras em municípios das Regionais FIEMG. A sexta e última edição ocorreu em 2016.

2012 – Início das atividades do Projeto ViraVida na cidade de Contagem e Região metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto criado pelo Departamento Nacional do SESI transformou positivamente a vida de jovens em situação de risco, abrindo oportunidade para a formação profissional.

– FIEMG participa, junto com outras instituições, como parceira do Governo de Minas no lançado do Programa de Agregação de Valor ao Produto Mineiro – ProValor. O objetivo é identificar as principais cadeias produtivas do estado para alavancar o desenvolvimento.

2013 – FIEMG comemora 80 anos de fundação, reafirmando seu compromisso na construção de uma indústria competitiva e sustentável. O Sistema FIEMG lança o Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região do estado.

– Lançamento do programa de qualificação profissional Futuros Engenheiros, que permite aos estudantes desenvolver suas competências técnicas e habilidades comportamentais, aliando conhecimentos teóricos, práticos e simular a rotina de trabalho na indústria. 

2014 – Foi reeleito, por unanimidade de votos, o presidente Olavo Machado Junior para a gestão 2014-2018.

- Lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe com o objetivo de ptomover a saúde do trabalhador e reduzir o índice de absenteísmo na indústria.

– Minas Gerais sedia a Olimpíada do Conhecimento – Cerca de 800 jovens de todo o Brasil participaram, em Belo Horizonte, da maior competição de educação profissional das Américas.

– O clássico da Orquestra de Câmara SESIMINAS se uniu ao pop da banda Skank na turnê “FIEMG 80 anos”, que se apresentou em Belo Horizonte e nas 10 regionais do Sistema FIEMG.

– Minas conquista o 1º lugar na Olimpíada do Conhecimento Nacional.

2015 – FIEMG lidera grupo de entidades que firmam o Pacto de Minas Pelas Águas – documento entregue ao governador do Estado, Fernando Pimentel, que tem o objetivo de unir competências visando o uso racional dos recursos hídrico.

– A turnê “A Força de Quem Faz”, que uniu a Orquestra de Câmara SESIMINAS e a banda Jota Quest, percorreu 10 regionais do Sistema FIEMG, com encerramento em Belo Horizonte.

– SENAI Minas Gerais leva para a WorldSkills, realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, 13 participantes. Brasil é consagrado campeão da competição internacional das profissões.

– Lançamento do Programa Engenheiro Empreendedor, com o objetivo de desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras em estudantes e recém-graduados dos cursos de Engenharia e áreas afins (Arquitetura, Design, Administração, Sistema da Informação, Ciência da Computação).

2016 – Sistema FIEMG inaugura o Instituto SESI de Inovação em Ergonomia, preparado para reduzir as inadequações ergonômicas no processo industrial e seu impacto negativo na saúde dos trabalhadores e na produtividade das empresas.

– Lançamento do Laboratório Aberto SENAI, um espaço de trabalho colaborativo para o desenvolvimento de produtos, processos e negócios.

– Lançamento do FIEMG Lab, uma aceleradora de empresas de base tecnológica e startups.

– Lançamento do Expand – Programa de Negócios Internacionais da FIEMG, que chega para promover a internacionalização da indústria mineira, oferecendo serviços e produtos para que as indústrias e os investidores possam fazer negócios dentro e fora do Brasil.

2018 – O empresário Flávio Roscoe Nogueira tome posse como presidente da FIEMG e começa a gestão Pró-Indústria, voltada para a autossuficiência da instituição, fortalecimento do ambiente de negócios e desenvolvimento industrial.

- Paulo César Campos toma posse como vice-presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste.

- Flaviano Mirco Gaggiato é empossado como vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço.

- Cássio Braga dos Santos assume a presidência do CIEMG.

2019 – Lançamento do Divinópolis Polo da Moda, marca coletiva do vestuário do Centro-Oeste.

- Campanha para a extinção do Bloco K e do E-Social, com o intuito de promover a desburocratização do setor industrial.

- Lançamento da campanha “Em Frente Minas”, que mobilizou os sindicatos, de todos os setores, em prol da continuidade, consciente, da mineração no estado.

- Campanha a favor da MP 881, também conhecida como Declaração de Direitos de Liberdade, que tem o intuito de oferecer subsídios e suporte técnico quanto aos impactos da MP 881 na economia brasileira.

- Lançamento da campanha em defesa da Reforma da Previdência com o objetivo de esclarecer os impactos positivos que a reforma pode trazer, como frear o avanço do déficit previdenciário que permitirá que União, Estados e municípios retomem sua capacidade de investimento em infraestrutura.

- FIEMG realiza treinamento em todo o estado para esclarecer as dúvidas dos industriais quanto à adequação das empresas para atenderem as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

- Lançamento da campanha Minas está em cacos, em que a FIEMG apoiou o Plano de Recuperação Financeira do Governo de Minas Gerais.

- Lançamento do consórcio de Fazendas de Energia Fotovoltaica

- Parceria entre a FIEMG e Companhia Energética de Minas Gerais de Geração Distribuída (Cemig GD). Iniciativa prevê a formação de consórcio de indústria, via sindicatos, para que as unidades tenham acesso à energia solar.

- Ciclo de Palestra Escola Militar. De forma inédita, a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu fora de sua base o 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, por meio de um Protocolo de Cooperação firmado com a FIEMG.

- Lançamento da campanha a favor da MP 905. Com muitos pontos sugeridos pela FIEMG ao Ministério da Economia, a Medida Provisória nº 905, publicada em 12/11/2019, institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e faz modificações na legislação trabalhista e previdenciária.